Letramento digital na Educação de Jovens e Adultos: uma experiência no Colégio de Aplicação da UFRGS

Daiane Martins Bocasanta, Clevi Elena Rapkiewicz

Resumo


Resumo: O presente relato de experiência tem como objetivo descrever atividades pedagógicas de letramento digital realizadas com alunos de uma turma de alfabetização e pós-alfabetização da Educação de Jovens e Adultos (EJA), de uma escola pública federal de Porto Alegre (RS). Tais atividades foram elaboradas a partir de um diagnóstico inicial das necessidades da turma, numa parceria estabelecida entre a professora polivalente (pedagoga) e a professora de Cultura Digital. O planejamento, posto em prática durante o primeiro semestre do ano de 2019, esteve centrado em atividades que desmistificassem o uso de tecnologias digitais, tais como computadores e smartphones. Do mesmo modo, as professoras também privilegiaram o reaproveitamento de lixo eletrônico, na desmontagem de artefatos (mouses e teclados, entre outros) para o entendimento do funcionamento dos mesmos e na ressignificação desses na produção de novos objetos, como um alfabeto para a sala de aula e jogos pedagógicos.

Palavras-chave: Educação de Jovens e Adultos; Tecnologias Digitais; Lixo eletrônico.


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DOI: https://doi.org/10.22456/2595-4377.101050

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