DESDOBRAMENTOS ECONÔMICOS DOS INVESTIMENTOS DAS RECENTES CONCESSÕES AEROPORTUÁRIAS BRASILEIRAS
DOI:
https://doi.org/10.22456/2176-5456.70201Palavras-chave:
Concessões aeroportuárias, Investimentos de Transporte, Modelo de Insumo-ProdutoResumo
Este artigo tem como objetivo analisar os desdobramentos econômicos das
concessões aeroportuárias realizadas entre 2012 e 2014 e propõe uma avaliação dos
investimentos empregados na ampliação e modernização dos aeroportos brasileiros
pelo Fundo Nacional da Aviação Civil (FNAC). O exercício de simulação das inversões
previstas pelas concessões aeroportuárias em um horizonte de até 30 anos é realizado
a partir de uma matriz de insumo-produto para ano de 2008 e conta com as informações
da Secretaria de Aviação Civil. Os principais resultados alcançados projetam
um provável aumento de R$ 11,3 bilhões no PIB brasileiro, a possível criação de 282
mil ocupações diretas e indiretas no país e um acréscimo de 0,68% na arrecadação total
da administração pública ao longo dos 30 anos. Por outro lado, as projeções setoriais
dessas inversões indicam efeitos positivos sobre a atividade do setor de comércio, tanto
em termos de produção quanto de emprego. Os resultados alcançados podem contribuir
para o debate em curso sobre as concessões de transporte no Brasil ao sinalizar
os desdobramentos e direções dos efeitos transmitidos no sistema produtivo brasileiro.