IDENTIFICAÇÃO DE NICHOS DE MERCADO PARA PAÍSES EXPORTADORES: UMA ANÁLISE MULTIVARIADA PARA O ANO DE 2011

Autores

  • Vinícius de Azevedo Couto Firme
  • Cláudio Roberto Fóffano Vasconcelos

DOI:

https://doi.org/10.22456/2176-5456.45127

Palavras-chave:

Comércio internacional, Nichos de mercado, Análise multivariada

Resumo

Este trabalho tem por objetivo a identificação de nichos de mercado com base nas exportações de 97 tipos de produtos realizadas por 68 países em 2011. Para tanto, técnicas de análise multivariada são utilizadas no intuito de determinar os grupos de países que tendem a exportar produtos semelhantes. Os resultados indicam que as exportações de produtos da indústria pesada (metal e cimento) e tecnológicos (máquinas, reatores e eletrônicos) são o principal fator de diferenciação entre os países. A China é o país com maior pontuação nesses critérios (outlier), seguida pelo grupo de Estados Unidos e Alemanha. O Brasil está inserido em um grupo intermediário e parece concorrer, de forma mais intensa, com países como Índia, México, Malásia, Turquia e outras nove economias. De modo geral, qualquer acordo comercial que vise economias inseridas em um mesmo grupo deveria considerar o fato de que elas apresentam baixa complementaridade entre si e disputam os mesmos nichos no mercado externo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vinícius de Azevedo Couto Firme

Doutorando de Economia Aplicada pela PPGEA/UFJF.

Cláudio Roberto Fóffano Vasconcelos

Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Economia Aplicada - PPGEA/UFJF

Downloads

Publicado

2015-09-01

Como Citar

Firme, V. de A. C., & Vasconcelos, C. R. F. (2015). IDENTIFICAÇÃO DE NICHOS DE MERCADO PARA PAÍSES EXPORTADORES: UMA ANÁLISE MULTIVARIADA PARA O ANO DE 2011. Análise Econômica, 33(64). https://doi.org/10.22456/2176-5456.45127