A POLÍTICA ECONÔMICA NOS ANOS 1930: EVIDÊNCIAS DE UMA HETERODOXIA CONSCIENTE

Autores

  • Marcio Alvarenga Júnior Mestrando do programa de pós-graduação em Economia da Universidade Federal Fluminense (UFF)
  • Fernando Augusto Mansor de Mattos Universidade Federal Fluminense (UFF)

DOI:

https://doi.org/10.22456/2176-5456.41991

Palavras-chave:

Ortodoxia e heterodoxia, Indústria brasileira nos anos 30, Revolução de 1930 no Brasil, Intencionalidade da política econômica, Política Creditícia.

Resumo

O presente trabalho tem por finalidade discutir alguns aspectos da política anticíclica para a superação da crise de 1929, incluindo as escolhas técnicas em resposta à depressão econômica, o caráter político ideológico das medidas utilizadas e, por fim, a própria intencionalidade na condução dessas políticas como transformadoras da ordem econômica, revelando como tais políticas passaram a dialogar com novas vias de desenvolvimento na época. A partir do uso e análise de dados oficiais disponibilizados pelo Ipeadata e pelo Anuário Estatístico do Brasil de 1939/40 publicado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), os autores calculam o multiplicador monetário da época, cujos valores parecem reforçar a hipótese sustentada por este artigo de que a condução da política econômica foi feita de forma heterodoxa e intencional, tendo o governo e, principalmente, Vargas, consciência do papel dessas medidas tanto para superação da crise, quanto para a consolidação dos novos pactos políticos que se estabeleceram no bojo do poder a partir da Revolução de 1930.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcio Alvarenga Júnior, Mestrando do programa de pós-graduação em Economia da Universidade Federal Fluminense (UFF)

Economista formado pela UFRJ; mestrando no programa de pós-graduação em Economia da Universidade Federal Fluminense (UFF)

Fernando Augusto Mansor de Mattos, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Professor-pesquisador no programa de pós-graduação em Economia da Univeraidade federal Fluminense (UFF)

Downloads

Publicado

2015-09-01

Como Citar

Alvarenga Júnior, M., & Mattos, F. A. M. de. (2015). A POLÍTICA ECONÔMICA NOS ANOS 1930: EVIDÊNCIAS DE UMA HETERODOXIA CONSCIENTE. Análise Econômica, 33(64). https://doi.org/10.22456/2176-5456.41991