INVESTIMENTO ESTRANGEIRO DIRETO E O SETOR DE SERVIÇOS DE TELECOMUNICAÇÕES BRASILEIRO
DOI:
https://doi.org/10.22456/2176-5456.35622Palavras-chave:
Inovação, Serviços de telecomunicações, Investimento diretoResumo
O objetivo do presente estudo é analisar a capacidade de inovação tecnológica das empresas nacionais e estrangeiras no setor de serviços de telecomunicações. Para a apuração dessa capacidade, esta pesquisa elabora o índice de capacidade de inovação por meio dos microdados da Pesquisa de Inovação Tecnológica. Constata-se que não há distinção entre intensidade de inovação de empresas nacionais e estrangeiras, que apresentam índices médios de 0,4265 e 0,4196, respectivamente. Desse modo, conclui-se que a atividade de geração de inovação no Brasil (considerando empresas nacionais e estrangeiras), medida pelas atividades de pesquisa e desenvolvimento (P&D) desenvolvidas internamente na empresa, não ocorreu nem para adaptação de inovações geradas externamente, o que é preocupante, pois atualmente são necessários gastos em P&D significativos para apenas imitar.