UMA AVALIAÇÃO DOS EFEITOS DA ENTRADA DE BANCOS ESTRANGEIROS NO SETOR BANCÁRIO BRASILEIRO

Autores

  • Marcos Roberto Vasconcelos
  • José Ricardo Fucidji

DOI:

https://doi.org/10.22456/2176-5456.10728

Palavras-chave:

Setor bancário. Reestruturação. Crédito. Eficiência.

Resumo

Desde meados dos anos 1990, o Brasil vem passando por um processo de consolidação e internacionalização do seu sistema bancário. Entre os vários efeitos desse processo, dois aspectos são aqui abordados, quais sejam, a evolução do crédito e os indicadores operacionais e de eficiência dos principais bancos públicos, privados nacionais e privados com controle estrangeiro. O objetivo é verificar duas hipóteses comumente apresentadas nas discussões sobre setor bancário dos países em desenvolvimento: (i) a de que o ingresso de bancos estrangeiros nesses países promoveria a expansão do crédito; e (ii) a de que tais bancos seriam mais eficientes que os congêneres domésticos. Mostra-se nesse trabalho que tais hipóteses parecem não ser referendadas pela experiência brasileira nos últimos sete anos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcos Roberto Vasconcelos

Ntualmente é revisora da ConTexto - Revista do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Contabilidade da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Tradução e Revisão Textual, atuando principalmente nos seguintes temas: Controladoria, Ciências Contábeis, Administração e Economia. Realiza também revisão e formatação conforme a ABNT em teses e dissertações dos temas já mencionados.

José Ricardo Fucidji

Não há resumo.

Downloads

Publicado

2009-10-09

Como Citar

Vasconcelos, M. R., & Fucidji, J. R. (2009). UMA AVALIAÇÃO DOS EFEITOS DA ENTRADA DE BANCOS ESTRANGEIROS NO SETOR BANCÁRIO BRASILEIRO. Análise Econômica, 21(39). https://doi.org/10.22456/2176-5456.10728

Edição

Seção

Artigos