FUNDAMENTOS TEÓRICOS DO ANÁLISE MARXISTA DO SISTEMA MONETÁRIO INTERNACIONAL

Autores

  • Claus M. Germer

DOI:

https://doi.org/10.22456/2176-5456.10701

Palavras-chave:

Sistema monetário internacional. Economia internacional. Esfera internacional da circulação.

Resumo

O presente artigo focaliza a caracterização, feita por Marx, da esfera internacional da circulação monetária ou sistema monetário internacional. Esta pesquisa é um subproduto de urna discussão sobre o caráter de mercadoria, atribuído por Marx ao dinheiro e contestado por diversos autores marxistas. O objetivo do artigo é deduzir, das indicações dispersas de Marx sobre o tema, uma estrutura conceitual consistente para a análise pretendida. Todavia, o artigo aborda apenas urna parte da estrutura conceituai básica, a relativa aos conceitos da teoria do dinheiro, omitindo a teoria do capital monetário na esfera internacional, remetida a análise posterior.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Claus M. Germer

Ntualmente é revisora da ConTexto - Revista do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Contabilidade da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Tradução e Revisão Textual, atuando principalmente nos seguintes temas: Controladoria, Ciências Contábeis, Administração e Economia. Realiza também revisão e formatação conforme a ABNT em teses e dissertações dos temas já mencionados.

Downloads

Publicado

2009-10-08

Como Citar

Germer, C. M. (2009). FUNDAMENTOS TEÓRICOS DO ANÁLISE MARXISTA DO SISTEMA MONETÁRIO INTERNACIONAL. Análise Econômica, 20(38). https://doi.org/10.22456/2176-5456.10701