AS MÚLTIPLAS DIMENSÕES DAS PATENTES: NOTAS A PARTIR DE UM SURVEY DA LITERATURA MAINSTREAM

Autores

  • Eduardo da Motta e Albuquerque

DOI:

https://doi.org/10.22456/2176-5456.10560

Palavras-chave:

Patentes. Inovações. Incentivos a inovar.

Resumo

O presente artigo apresenta um survey da literatura mainstream sobre patentes, focalizando sete aspectos: a lógica básica do sistema de patentes; o trade-off entre os incentivos a inovar e os incentivos a difundir uma inovação; a polêmica em torno da "duração ótima" das patentes; a abrangência das patentes; as relações entre patentes de inovações de primeira e segunda geração; o timing das inovações; e as implicações das patentes para as relações entre países desenvolvidos e em desenvolvimento. Os pontos fortes e fracos de cada um desses aspectos são, também, avaliados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eduardo da Motta e Albuquerque

Ntualmente é revisora da ConTexto - Revista do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Contabilidade da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Tradução e Revisão Textual, atuando principalmente nos seguintes temas: Controladoria, Ciências Contábeis, Administração e Economia. Realiza também revisão e formatação conforme a ABNT em teses e dissertações dos temas já mencionados.

Downloads

Publicado

2009-10-06

Como Citar

Albuquerque, E. da M. e. (2009). AS MÚLTIPLAS DIMENSÕES DAS PATENTES: NOTAS A PARTIR DE UM SURVEY DA LITERATURA MAINSTREAM. Análise Econômica, 16(29). https://doi.org/10.22456/2176-5456.10560

Edição

Seção

Artigos