INTERVENÇÃO DO GOVERNO, FATORES INSTITUCIONAIS E DE MERCADO: UMA ANÁLISE DA DETERMINAÇÃO SALARIAL NO BRASIL

Autores

  • Francisco Galräo Cameiro

DOI:

https://doi.org/10.22456/2176-5456.10516

Palavras-chave:

Wage equation. Bargaining. Government intervention.

Resumo

Este artigo analisa o processo de determinação do salário nominal no Brasil. Uma equação salarial é especificada para capturar a participação do governo e o papel dos fatores institucionais e do mercado na barganha salarial em setores organizados e competitivos da economia brasileira. O teste de Chow foi aplicado para resultados preliminares e, então, a equação salarial foi reestimada usando o algoritmo do Filtro de Kalman. As principais conclusões do trabalho são: (a) a política salarial do governo tem ficado cada vez menos importante como mecanismo para guiar a determinação salarial no Brasil; (b) o salário mínimo oficial, por outro lado, tem aumentado sua importância na barganha salarial; (c) os fatores institucionais têm aumentado de importância na determinação do salário nominal, (d) o fator mercado tem se tornado um mecanismo relevante para guiar a barganha salarial no Brasil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francisco Galräo Cameiro

Ntualmente é revisora da ConTexto - Revista do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Contabilidade da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Tradução e Revisão Textual, atuando principalmente nos seguintes temas: Controladoria, Ciências Contábeis, Administração e Economia. Realiza também revisão e formatação conforme a ABNT em teses e dissertações dos temas já mencionados.

Downloads

Publicado

2009-10-05

Como Citar

Cameiro, F. G. (2009). INTERVENÇÃO DO GOVERNO, FATORES INSTITUCIONAIS E DE MERCADO: UMA ANÁLISE DA DETERMINAÇÃO SALARIAL NO BRASIL. Análise Econômica, 13(23 e 24). https://doi.org/10.22456/2176-5456.10516