EQUILÍBRIO, PROGRESSO TÉCNICO E DESIGUALDADES REGIONAIS NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO

Autores

  • Carlos Roberto Azzoni

DOI:

https://doi.org/10.22456/2176-5456.10450

Palavras-chave:

Crescimento. Convergência. Inovações.

Resumo

O trabalho analisa o tema das desigualdades regionais no processo de desenvolvimento econômico, dando destaque ao papel do progresso técnico no aumento ou diminuição das desigualdades à medida em que o país se desenvolve. São apresentadas duas visões antagônicas sobre o tema: a convergente, que considera que o desenvolvimento econômico será acompanhado pela diminuição das desigualdades, e a divergente, que entende que o desenvolvimento acabará aumentando as desigualdades. São apresentados modelos formais das duas correntes, possibilitando precisarem-se as condições necessárias para se atingir um ou outro destino, com destaque para o papel do progresso técnico. Ao final, explora-se preliminarmente a possível influência desse fator na determinação das desigualdades regionais nos países do Terceiro Mundo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carlos Roberto Azzoni

Ntualmente é revisora da ConTexto - Revista do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Contabilidade da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Tradução e Revisão Textual, atuando principalmente nos seguintes temas: Controladoria, Ciências Contábeis, Administração e Economia. Realiza também revisão e formatação conforme a ABNT em teses e dissertações dos temas já mencionados.

Downloads

Publicado

2009-10-01

Como Citar

Azzoni, C. R. (2009). EQUILÍBRIO, PROGRESSO TÉCNICO E DESIGUALDADES REGIONAIS NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO. Análise Econômica, 11(19). https://doi.org/10.22456/2176-5456.10450

Edição

Seção

Artigos