INTEGRAÇÃO ESPACIAL DO MERCADO BRASILEIRO DE BOI GORDO: UMA ANÁLISE DE CO-INTEGRAÇÃO COM THRESHOLD

Autores

  • Dênis Antônio da Cunha Universidade Federal de Viçosa
  • João Eustáquio de Lima Universidade Federal de Viçosa
  • Marcelo José Braga Universidade Federal de Viçosa

DOI:

https://doi.org/10.22456/2176-5456.8103

Palavras-chave:

Integração de mercados, Co-integração com threshold, Custos de transação, Boi gordo

Resumo

Os estudos tradicionais de integração de mercados, baseados na metodologia de co-integração, admitem que não haja descontinuidades no processo de transmissão de preços entre localidades espacialmente separadas. Todavia, a existência de custos de transação pode criar assimetrias ou mesmo impedir o processo. Dessa forma, este trabalho tem o objetivo principal de realizar um estudo de integração do mercado brasileiro de boi gordo, levando em conta esse aspecto. Utilizaram-se modelos de co-integração com threshold (TAR e M-TAR). Na análise empírica foram considerados os principais estados brasileiros produtores de boi gordo, no período de 1994 a 2008. Os resultados indicaram que os mercados são integrados, mas os custos de transação influenciam a ligação espacial entre eles, já que os choques negativos e, ou, de baixa magnitude são eliminados, de maneira distinta, que os positivos. Nesses casos, certamente os benefícios advindos de alterações nos preços seriam menores que os custos de ajuste.

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Publicado

2010-09-24

Como Citar

Cunha, D. A. da, Lima, J. E. de, & Braga, M. J. (2010). INTEGRAÇÃO ESPACIAL DO MERCADO BRASILEIRO DE BOI GORDO: UMA ANÁLISE DE CO-INTEGRAÇÃO COM THRESHOLD. Análise Econômica, 28(53). https://doi.org/10.22456/2176-5456.8103

Edição

Seção

Artigos