EXPORTAÇÕES POR INTENSIDADE TECNOLÓGICA DOS ESTADOS BRASILEIROS E SUA IMPORTÂNCIA NO CRESCIMENTO ECONÔMICO

Autores

  • Marco Aurelio Sigismondi Ahuaji Filho
  • Augusta Pelinski Raiher UEPG

DOI:

https://doi.org/10.22456/2176-5456.58978

Palavras-chave:

Exportação, Tecnologia, Crescimento econômico

Resumo

O presente trabalho procurou analisar a importância da composição das exportações dos estados brasileiros para o crescimento econômico no período de 1989 a 2011. Com dados do site ALICEWeb, classificaram-se as exportações em níveis tecnológicos. Na sequência, utilizaram-se painéis dinâmicos (GMM – System) para identificar o efeito das exportações – total e por níveis tecnológicos – sobre o crescimento econômico. Como corolário, observou-se que as exportações em seus diversos segmentos se elevaram nos últimos anos, porém, continuam pautadas em setores menos intensivos em tecnologia. Em especial, constatou-se a importância das exportações no crescimento econômico, gerando efeitos de externalidades (no período  e ), especialmente das exportações mais intensivas em tecnologia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marco Aurelio Sigismondi Ahuaji Filho

Graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual de Ponta Grossa.

Augusta Pelinski Raiher, UEPG

Professora do Programa de Ciências Sociais e do departamento de Economia da Universidade Estadual de Ponta Grossa. Doutora em economia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Downloads

Publicado

2018-04-27

Como Citar

Ahuaji Filho, M. A. S., & Raiher, A. P. (2018). EXPORTAÇÕES POR INTENSIDADE TECNOLÓGICA DOS ESTADOS BRASILEIROS E SUA IMPORTÂNCIA NO CRESCIMENTO ECONÔMICO. Análise Econômica, 36(69). https://doi.org/10.22456/2176-5456.58978

Edição

Seção

Artigos