FLUXOS DESIGUAIS DO SISTEMA FINANCEIRO E INOVATIVO: UMA ANÁLISE DAS ASSIMETRIAS ENTRE PAÍSES RICOS E POBRES

Autores

  • Frederick Fagundes Alves Universidade Federal de Viçosa
  • Silvia Harumi Toyoshima Universidade Federal de Viçosa
  • Daniela Almeida Raposo Torres Universidade Federal de São João del Rei

DOI:

https://doi.org/10.22456/2176-5456.34568

Palavras-chave:

Sistema nacional de inovação. Sistema financeiro. Causalidade.

Resumo

Este artigo objetiva identificar a relação entre o sistema financeiro e o sistema de inovação e preencher uma lacuna que há na literatura sobre financiamento do progresso tecnológico. A partir de uma análise empírica em painel para dois grupos de países (de maiores e menores PIB per capita), no período entre 1980 e 2010, verifica-se a existência de uma relação de causalidade entre a variável financeira e a variável tecnológica para o caso dos países desenvolvidos. Já para os países menos desenvolvidos observa-se a ausência de causalidade de longo prazo entre o sistema financeiro e o tecnológico. Conclui-se que há necessidade de adoção de políticas de estímulo ao desenvolvimento tanto do sistema financeiro doméstico quanto do sistema nacional de inovação nas economias mais pobres, visando elevar sua taxa de crescimento de maneira sustentada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Frederick Fagundes Alves, Universidade Federal de Viçosa

Mestrando em Economia da Universidade Federal de Viçosa (DEE/UFV). E-mail: frederick.alves@ufv.br.

Silvia Harumi Toyoshima, Universidade Federal de Viçosa

Professora Associada do Departamento de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Viçosa (DEE/UFV). E-mail: htsilvia@ufv.br.

Daniela Almeida Raposo Torres, Universidade Federal de São João del Rei

Doutora em Economia pela Universidade Federal de Minas Gerais. Professora do Departamento de Economia da Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ).

Downloads

Publicado

2014-09-02

Como Citar

Alves, F. F., Toyoshima, S. H., & Torres, D. A. R. (2014). FLUXOS DESIGUAIS DO SISTEMA FINANCEIRO E INOVATIVO: UMA ANÁLISE DAS ASSIMETRIAS ENTRE PAÍSES RICOS E POBRES. Análise Econômica, 32(62). https://doi.org/10.22456/2176-5456.34568