AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DE REDES DE PESQUISA: O CASO DO INSTITUTO NACIONAL DE CIÊNCIA, INOVAÇÃO E TECNOLOGIA EM SAÚDE – INCT-CITECS

Autores

  • Fabiana Raynal Floriano Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia
  • Marcelle de Oliveira Cardoso Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia
  • Luis Eugenio Portela Fernandes de Souza Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia
  • Rosana Aquino Guimarães Pereira Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia
  • Maurício Lima Barreto Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia
  • Sebastião Antônio Loureiro de Souza e Silva Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.22456/2176-5456.25347

Palavras-chave:

Avaliação de desempenho, Indicadores de ciência, tecnologia e inovação, Redes de colaboração científica, Política nacional de ciência

Resumo

As redes de colaboração científica são formas de organização que potencializam açõesde pesquisa, a partir da articulação de diferentes competências. Este estudo objetivou avaliar o desempenho do Instituto Nacional de Ciência, Inovação e Tecnologia em Saúde (Citecs), em 2009 e 2010, através de uma matriz composta por 21 indicadores agrupados em quatro eixos: (1) consolidação da rede, (2) transferência de conhecimento, (3) pesquisa e (4) formação de pessoal. Os resultados revelaram que o Citecs tem atendido aos objetivos propostos, ampliando suas ações nos quatro eixos. Neste período avaliado, destaca-se o aumento dos seguintes indicadores: publicações científicas em conjunto, apoio à formulação de políticas na área da saúde, atividades de educação científica e orientação de alunos de graduação em atividades de iniciação científica. O método utilizado nesta avaliação pode ser adaptado para outras redes de pesquisa com objetivos similares.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabiana Raynal Floriano, Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia

Pesquisadora do Instituto Nacional de Ciência Inovação e Tecnologia em Saúde (INCT-Citecs). Bolsista PÓS-DOC SUS pela CAPES.

Marcelle de Oliveira Cardoso, Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia

Pesquisadora do Instituto Nacional de Ciência Inovação e Tecnologia em Saúde (INCT-Citecs). Bolsista DTI-II pela CNPq.

Luis Eugenio Portela Fernandes de Souza, Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia

Professor Adjunto do Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia (ISC/UFBA). Coordenador do Programa Integrado de Economia, Tecnologia e Inovação em Saúde (PECS/ISC/UFBA). Membro do Comitê Gestor do Instituto Nacional de Ciência Inovação e Tecnologia em Saúde (INCT-Citecs).

Rosana Aquino Guimarães Pereira, Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia

Professora da Residência de Medicina Social do Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia (ISC/UFBA). Pesquisadora do Instituto Nacional de Ciência Inovação e Tecnologia em Saúde (INCT-Citecs).

Maurício Lima Barreto, Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia

Professor Titular do Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia (ISC/UFBA). Pesquisador e Bolsista de Produtividade I-A do CNPq. Coordenador do Instituto Nacional de Ciência Inovação e Tecnologia em Saúde (INCT-Citecs).

Sebastião Antônio Loureiro de Souza e Silva, Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia

Professor Emérito do Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia (ISC/UFBA). Bolsista DTI-I do CNPq. Vice-Coordenador do Instituto Nacional de Ciência Inovação e Tecnologia em Saúde (INCT-Citecs).

Downloads

Publicado

2012-10-08

Como Citar

Floriano, F. R., Cardoso, M. de O., Souza, L. E. P. F. de, Pereira, R. A. G., Barreto, M. L., & Silva, S. A. L. de S. e. (2012). AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DE REDES DE PESQUISA: O CASO DO INSTITUTO NACIONAL DE CIÊNCIA, INOVAÇÃO E TECNOLOGIA EM SAÚDE – INCT-CITECS. Análise Econômica, 30. https://doi.org/10.22456/2176-5456.25347