ESFORÇOS DE APRENDIZAGEM NA INDÚSTRIA BRASILEIRA: UMA ANÁLISE EXPLORATÓRIA DE DADOS SETORIAIS DA PINTEC

Autores

  • Pablo Felipe Bittencourt UFF
  • Renato Ramos Campos UFSC
  • Jorge Nogueira de Paiva Britto UFF

DOI:

https://doi.org/10.22456/2176-5456.10926

Palavras-chave:

Indústria brasileira, Esforços Setoriais de Aprendizagem

Resumo

O artigo identifica e analisa esforços de aprendizagem na indústria brasileira, no início da década atual, sob a perspectiva evolucionária/neoschumpeteriana. Para isso, são aplicadas duas técnicas de análise estatística multivariada, sobre um conjunto de indicadores construídos a partir da Pesquisa de Inovação Tecnológica do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (PINTEC II), referentes ao dispêndio inovador das firmas, à relevância dada pelas firmas às fontes de informação e às formas de cooperação utilizadas em seus processos de aprendizagem. Os resultados revelaram quatro grupos de setores distintos segundo a intensidade da aprendizagem via: (i) interação e cooperação, (ii) dos dispêndios em atividades de inovação e (iii) dos dispêndios em P&D ocasional.

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Biografia do Autor

Pablo Felipe Bittencourt, UFF

Doutorando em Economia pela UFF

Renato Ramos Campos, UFSC

professor do Departamento de economia da UFSC

Jorge Nogueira de Paiva Britto, UFF

Professor da pós-graduação em Economia da UFF

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Publicado

2011-03-15

Como Citar

Bittencourt, P. F., Campos, R. R., & Britto, J. N. de P. (2011). ESFORÇOS DE APRENDIZAGEM NA INDÚSTRIA BRASILEIRA: UMA ANÁLISE EXPLORATÓRIA DE DADOS SETORIAIS DA PINTEC. Análise Econômica, 28(54). https://doi.org/10.22456/2176-5456.10926