INCENTIVOS FISCAIS (SUDAM E SUFRAMA) E A DINÂMICA INDUSTRIAL E AGROPECUARIA NA REGIÃO NORTE

Autores

  • Luiz Roberto C. Nascimento
  • João Policarpo R. Lima

DOI:

https://doi.org/10.22456/2176-5456.10804

Palavras-chave:

Incentivos fiscais. Política regional no Brasil. Desenvolvimento regional.

Resumo

A exeqüibilidade dos programas de incentivos fiscais já foi objeto de vários estudos e avaliações sob diferentes enfoques metodológicos. Contudo, o tema é recorrente, exigindo mais reflexão. Assim, no contexto do crescimento econômico da Região Norte do Brasil, tenta-se aqui analisar a capacidade de indução dos incentivos fiscais da SUNAM (o FINAM) e da SUFRAMA sobre a dinâmica econômica da Região entre os anos de 1970 e 1996. Por meio do uso do instrumental Shift-Share, obtém-se aqui indicações dos maiores impactos dos incentivos à produção disponibilizados pela SUFRAMA relativamente aos induzidos pelo FINAM.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luiz Roberto C. Nascimento

Ntualmente é revisora da ConTexto - Revista do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Contabilidade da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Tradução e Revisão Textual, atuando principalmente nos seguintes temas: Controladoria, Ciências Contábeis, Administração e Economia. Realiza também revisão e formatação conforme a ABNT em teses e dissertações dos temas já mencionados.

João Policarpo R. Lima

Não há resumo.

Downloads

Publicado

2009-10-13

Como Citar

Nascimento, L. R. C., & Lima, J. P. R. (2009). INCENTIVOS FISCAIS (SUDAM E SUFRAMA) E A DINÂMICA INDUSTRIAL E AGROPECUARIA NA REGIÃO NORTE. Análise Econômica, 23(43). https://doi.org/10.22456/2176-5456.10804

Edição

Seção

Artigos