REFLEXÕES SOBRE O FINANCIAMENTO NA ECONOMIA BRASILEIRA

Autores

  • Fernando Nogueira da Costa
  • Simone Silva de Deos

DOI:

https://doi.org/10.22456/2176-5456.10689

Palavras-chave:

História financeira. Economia monetária. Financiamento.

Resumo

O presente ensaio tem como objetivo recuperar aspectos característicos da história do financiamento na economia brasileira, partindo da etapa colonial e chegando aos dias atuais. Apontamos a existência de cinco ciclos de financiamento correspondentes à vigência de determinados marcos institucionais no que diz respeito à questão financeira. Tais ciclos estão estreitamente relacionados às ondas de liquidez internacional. Os períodos de fácil endividamento externo são sistematicamente seguidos de etapas de ajustamento e recessão, quando se torna necessário forjar soluções "domésticas" - substitutos da moeda internacional, inovações financeiras etc. - para atender à demanda de financiamento. Do nosso ponto de vista, a abertura financeira, que subordina a economia brasileira às vicissitudes do mercado externo, tem relação direta com a instabilidade e o (sub)desenvolvimento financeiro da nossa economia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernando Nogueira da Costa

Ntualmente é revisora da ConTexto - Revista do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Contabilidade da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Tradução e Revisão Textual, atuando principalmente nos seguintes temas: Controladoria, Ciências Contábeis, Administração e Economia. Realiza também revisão e formatação conforme a ABNT em teses e dissertações dos temas já mencionados.

Simone Silva de Deos

Não há resumo.

Downloads

Publicado

2009-10-08

Como Citar

Costa, F. N. da, & Deos, S. S. de. (2009). REFLEXÕES SOBRE O FINANCIAMENTO NA ECONOMIA BRASILEIRA. Análise Econômica, 20(38). https://doi.org/10.22456/2176-5456.10689