INTEGRAÇÃO ESPACIAL DO MERCADO BRASILEIRO DE BOI GORDO: UMA ANÁLISE DE CO-INTEGRAÇÃO COM THRESHOLD

Dênis Antônio da Cunha, João Eustáquio de Lima, Marcelo José Braga

Resumo


Os estudos tradicionais de integração de mercados, baseados na metodologia de co-integração, admitem que não haja descontinuidades no processo de transmissão de preços entre localidades espacialmente separadas. Todavia, a existência de custos de transação pode criar assimetrias ou mesmo impedir o processo. Dessa forma, este trabalho tem o objetivo principal de realizar um estudo de integração do mercado brasileiro de boi gordo, levando em conta esse aspecto. Utilizaram-se modelos de co-integração com threshold (TAR e M-TAR). Na análise empírica foram considerados os principais estados brasileiros produtores de boi gordo, no período de 1994 a 2008. Os resultados indicaram que os mercados são integrados, mas os custos de transação influenciam a ligação espacial entre eles, já que os choques negativos e, ou, de baixa magnitude são eliminados, de maneira distinta, que os positivos. Nesses casos, certamente os benefícios advindos de alterações nos preços seriam menores que os custos de ajuste.

Palavras-chave


Integração de mercados; Co-integração com threshold; Custos de transação; Boi gordo

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DOI: https://doi.org/10.22456/2176-5456.8103



 
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Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Faculdade de Ciências Econômicas
Revista Análise Econômica
ISSN 0102-9924 / e-ISSN 2176-5456