VULNERABILIDADE EXTERNA BRASILEIRA NOS ANOS 1980: UMA ANÁLISE A PARTIR DA POSIÇÃO INTERNACIONAL DE INVESTIMENTOS E DO FLUXO DE RENDAS

Autores

  • Julio Manuel Pires USP e PUC-SP
  • Paulo Van Noije Faculdade de Ciências Aplicadas da Unicamp (FCA/Limeira)
  • Bruno Martarello De Conti Universidade de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.22456/2176-5456.70807

Palavras-chave:

Vulnerabilidade externa, Posição internacional de investimentos, Fluxo de rendas, Crise da dívida, Economia brasileira

Resumo

O objetivo do trabalho é apresentar a vulnerabilidade externa brasileira na década de 1980, em sua esfera financeira, decorrente dos estoques externos. Defende-se a hipótese de que, historicamente, um dos elos mais importantes da interação entre os fluxos e os estoques externos brasileiros está na sua circularidade. Para as análises em tela, realiza-se uma estimativa da Posição Internacional de Investimentos para os anos 1980 que é inédita – já que esses dados não são disponibilizados por nenhuma fonte oficial –, constituindo-se como uma das contribuições do artigo. Ademais, apresenta-se uma estimativa – também inédita – da rentabilidade desses estoques externos, além de alguns indicadores de endividamento externo. A partir desses dados, o artigo analisa o período marcado pela crise da dívida externa no Brasil, concluindo que os saldos positivos gerados pelas exportações serviram apenas para amenizar a circularidade entre a Posição Internacional de Investimentos e as rendas enviadas, atenuando o aumento do passivo externo líquido ao longo do período analisado e gerando, em contrapartida, um baixo dinamismo econômico e o aumento das pressões inflacionárias.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Julio Manuel Pires, USP e PUC-SP

Professor doutor do Departamento de Economia da FEA-RP/USP e Professor titular do Departamento de Economia e do Programa de Estudos Pós-Graduados em Economia Política da PUC-SP.

Paulo Van Noije, Faculdade de Ciências Aplicadas da Unicamp (FCA/Limeira)

Doutor em Economia pela Unicamp, Professor Doutor da Faculdade de Ciências Aplicadas da Unicamp e Pesquisador do Centro de Estudos de Conjuntura e Política Econômica (CECON- IE/UNICAMP)

Bruno Martarello De Conti, Universidade de Campinas

Professor Doutor do Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e pesquisador do Centro de Estudos de Conjuntura e Política Econômica (CECON) do IE/Unicamp. Doutor em Economia pela Unicamp e pela Universidade Paris 13.

Downloads

Publicado

2019-04-01

Como Citar

Pires, J. M., Noije, P. V., & Conti, B. M. D. (2019). VULNERABILIDADE EXTERNA BRASILEIRA NOS ANOS 1980: UMA ANÁLISE A PARTIR DA POSIÇÃO INTERNACIONAL DE INVESTIMENTOS E DO FLUXO DE RENDAS. Análise Econômica, 37(72). https://doi.org/10.22456/2176-5456.70807

Edição

Seção

Artigos