OS EFEITOS DA ALIANÇA DO PACÍFICO SOBRE O COMÉRCIO E O BEM-ESTAR DA REGIÃO E DO MERCOSUL

Autores

  • Aline Ribeiro de Oliveira UNISINOS
  • André Filipe Zago de Azevedo UNISINOS

DOI:

https://doi.org/10.22456/2176-5456.61065

Palavras-chave:

Integração econômica, Modelos de equilíbrio geral, Aliança do Pacífico

Resumo

O artigo examina os efeitos da liberalização comercial entre os países membros da Aliança do Pacífico (AP), por meio do modelo de equilíbrio geral computável Global trade analysis project (Gtap), sobre o comércio e o bem-estar. Os resultados indicam que a magnitude dos efeitos seria pequena para os membros do acordo, em termos de comércio, mas principalmente em termos de bem-estar. O perfil mais liberal de seus membros, bem como a existência de acordos preferenciais de comércio prévios entre eles, reduziu o escopo dos ganhos. Os países da AP, à exceção da Colômbia, apresentam ganhos de bem-estar, devido à melhoria de seus termos de troca, em detrimento dos países de fora do bloco. Os mais prejudicados com a formação do bloco são os países do Nafta e do Mercosul, pois as preferências concedidas pelos parceiros da AP acabaram reduzindo o acesso desses dois importantes parceiros comerciais ao mercado do bloco.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aline Ribeiro de Oliveira, UNISINOS

Mestre em Economia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). 

André Filipe Zago de Azevedo, UNISINOS

Doutor em Economia pela University of Sussex. Professor do Programa de Pós-Graduação em Economia da Unisinos. Pesquisador do CNPq. 

Downloads

Publicado

2018-07-10

Como Citar

Oliveira, A. R. de, & Azevedo, A. F. Z. de. (2018). OS EFEITOS DA ALIANÇA DO PACÍFICO SOBRE O COMÉRCIO E O BEM-ESTAR DA REGIÃO E DO MERCOSUL. Análise Econômica, 36(70). https://doi.org/10.22456/2176-5456.61065

Edição

Seção

Artigos