AVALIAÇÃO DA INSERÇÃO DO BRASIL NO COMÉRCIO INTERNACIONAL POR INTENSIDADE TECNOLÓGICA POR MEIO DE ANÁLISE DE REDES

Daniela Fernanda Yamane, Danielle de Jesus Silva, Graciele de Fátima Sousa, Celio Hiratuka

Resumo


O presente artigo explora a inserção do Brasil no comércio mundial utilizando a metodologia de análise de redes. O principal objetivo do artigo é verificar a posição e a inserção do Brasil nas redes comerciais em diferentes grupos de produtos classificados por categorias tecnológicas e sua evolução entre 2003 e 2012. Para isso, são utilizadas medidas de centralidade e apresentada a posição do país em diferentes clusters de países de acordo com sua importância na rede mundial de comércio. Busca-se apresentar, de maneira pioneira, como uma metodologia que vem sendo crescentemente utilizada nas ciências sociais e também nos estudos econômicos de comércio internacional, podendo ser aplicada para o caso brasileiro de forma complementar aos indicadores e metodologias tradicionais.


Palavras-chave


Redes de comércio; Exportações; Brasil

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DOI: https://doi.org/10.22456/2176-5456.57848



 
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Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Faculdade de Ciências Econômicas
Revista Análise Econômica
ISSN 0102-9924 / e-ISSN 2176-5456