FATORES QUE INFLUENCIAM O DESEMPENHO ESCOLAR NO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL: UMA ANÁLISE COM REGRESSÕES QUANTÍLICAS

Autores

  • Laura Desirée Silva Vernier
  • Izete Pengo Bagolin
  • Paulo de Andrade Jacinto

DOI:

https://doi.org/10.22456/2176-5456.47054

Palavras-chave:

Função de produção escolar, Proficiência, Desempenho regional

Resumo

Nas últimas décadas, a educação vem sendo destacada pela literatura econômica como um importante meio para o crescimento e desenvolvimento econômico. O presente trabalho busca identificar os fatores que influenciaram o desempenho escolar no Rio Grande do Sul no ano de 2007, através de estimações por regressões quantílicas. Para isso, são utilizadas duas formas de análise: uma considerando as proficiências médias das escolas e outra mais desagregada, considerando a proficiência individual dos estudantes e a heterogeneidade das regiões do estado. Na primeira análise, verifica-se que as características dos professores, diretores e alunos são os principais fatores que influenciam no desempenho médio das escolas.Com relação ao resultado para as proficiências individuais, as questões socioeconômicas dos estudantes apresentam efeito significativo. Verificam-se diferenças importantes no desempenho escolar conforme a região, sugerindo que participar de determinado conselho regional de desenvolvimento impacta nas proficiências individuais.

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Biografia do Autor

Laura Desirée Silva Vernier

Aluna do Programa de Doutorado em Economia da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)

Izete Pengo Bagolin

Professora do Programa de Pós-Graduação da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)

Paulo de Andrade Jacinto

Professor do Programa de Pós-Graduação da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)

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Publicado

2015-09-01

Como Citar

Vernier, L. D. S., Bagolin, I. P., & Jacinto, P. de A. (2015). FATORES QUE INFLUENCIAM O DESEMPENHO ESCOLAR NO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL: UMA ANÁLISE COM REGRESSÕES QUANTÍLICAS. Análise Econômica, 33(64). https://doi.org/10.22456/2176-5456.47054