FATORES QUE INFLUENCIAM O DESEMPENHO ESCOLAR NO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL: UMA ANÁLISE COM REGRESSÕES QUANTÍLICAS

Laura Desirée Silva Vernier, Izete Pengo Bagolin, Paulo de Andrade Jacinto

Resumo


Nas últimas décadas, a educação vem sendo destacada pela literatura econômica como um importante meio para o crescimento e desenvolvimento econômico. O presente trabalho busca identificar os fatores que influenciaram o desempenho escolar no Rio Grande do Sul no ano de 2007, através de estimações por regressões quantílicas. Para isso, são utilizadas duas formas de análise: uma considerando as proficiências médias das escolas e outra mais desagregada, considerando a proficiência individual dos estudantes e a heterogeneidade das regiões do estado. Na primeira análise, verifica-se que as características dos professores, diretores e alunos são os principais fatores que influenciam no desempenho médio das escolas.Com relação ao resultado para as proficiências individuais, as questões socioeconômicas dos estudantes apresentam efeito significativo. Verificam-se diferenças importantes no desempenho escolar conforme a região, sugerindo que participar de determinado conselho regional de desenvolvimento impacta nas proficiências individuais.

Palavras-chave


Função de produção escolar; Proficiência; Desempenho regional

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.22456/2176-5456.47054



 
.........................................................................................................................................................................................................................

Indexadores


 PROPESQ  PROPESQ PROPESQ   PROPESQ      PERIÓDICOS UFRGS


 
.........................................................................................................................................................................................................................

Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Faculdade de Ciências Econômicas
Revista Análise Econômica
ISSN 0102-9924 / e-ISSN 2176-5456