IDENTIFICAÇÃO DE NICHOS DE MERCADO PARA PAÍSES EXPORTADORES: UMA ANÁLISE MULTIVARIADA PARA O ANO DE 2011

Vinícius de Azevedo Couto Firme, Cláudio Roberto Fóffano Vasconcelos

Resumo


Este trabalho tem por objetivo a identificação de nichos de mercado com base nas exportações de 97 tipos de produtos realizadas por 68 países em 2011. Para tanto, técnicas de análise multivariada são utilizadas no intuito de determinar os grupos de países que tendem a exportar produtos semelhantes. Os resultados indicam que as exportações de produtos da indústria pesada (metal e cimento) e tecnológicos (máquinas, reatores e eletrônicos) são o principal fator de diferenciação entre os países. A China é o país com maior pontuação nesses critérios (outlier), seguida pelo grupo de Estados Unidos e Alemanha. O Brasil está inserido em um grupo intermediário e parece concorrer, de forma mais intensa, com países como Índia, México, Malásia, Turquia e outras nove economias. De modo geral, qualquer acordo comercial que vise economias inseridas em um mesmo grupo deveria considerar o fato de que elas apresentam baixa complementaridade entre si e disputam os mesmos nichos no mercado externo.


Palavras-chave


Comércio internacional; Nichos de mercado; Análise multivariada

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DOI: https://doi.org/10.22456/2176-5456.45127



 
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Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Faculdade de Ciências Econômicas
Revista Análise Econômica
ISSN 0102-9924 / e-ISSN 2176-5456