PADRÕES DE DESENVOLVIMENTO, FUNÇÕES ESTATAIS E ENDIVIDAMENTO NO CAPITALISMO CONTEMPORÂNEO

Autores

  • Paulo Balanco
  • Eduardo Costa Pinto

DOI:

https://doi.org/10.22456/2176-5456.10822

Palavras-chave:

Capitalismo. Padrões de desenvolvimento. Endividamento. Crise.

Resumo

Este artigo discute as transformações do capitalismo no século XX adotando como roteiro teórico o conceito de ciclo econômico, no qual estão inscritas as análises do padrão de desenvolvimento e da crise, e o papel do endividamento na reprodução capitalista contemporânea. Procura-se, então, elaborar uma caracterização do capitalismo durante o século XX, discutindo-se o padrão de acumulação, o papel político-econômico e a autonomia do Estado e a função do endividamento. Dessa forma, ter-se-á a caracterização dos movimentos do capitalismo dentro de uma onda longa de desenvolvimento, marcada por uma fase ascendente, conhecida como "os anos dourados", e por uma fase descendente, na qual nos encontramos, marcada pelo advento da crise, estagnação e turbulência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paulo Balanco

Ntualmente é revisora da ConTexto - Revista do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Contabilidade da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Tradução e Revisão Textual, atuando principalmente nos seguintes temas: Controladoria, Ciências Contábeis, Administração e Economia. Realiza também revisão e formatação conforme a ABNT em teses e dissertações dos temas já mencionados.

Eduardo Costa Pinto

Não há resumo.

Downloads

Publicado

2009-10-13

Como Citar

Balanco, P., & Pinto, E. C. (2009). PADRÕES DE DESENVOLVIMENTO, FUNÇÕES ESTATAIS E ENDIVIDAMENTO NO CAPITALISMO CONTEMPORÂNEO. Análise Econômica, 23(44). https://doi.org/10.22456/2176-5456.10822