REGIMES MONETÁRIOS E DÍVIDA PÚBLICA: UMA ANÁLISE DE MECANISMOS ALTERNATIVOS DE COORDENAÇÃO MACROECONÔMICA

Autores

  • Manoel Carlos de Castro Pires

DOI:

https://doi.org/10.22456/2176-5456.10819

Palavras-chave:

Dívida. Estrutura de indexação. Controles de capitais.

Resumo

A dívida pública brasileira tem sido grande objeto de análise devido ao seu comportamento ascendente após a implementação do Plano Real. Este artigo argumenta que a coordenação macroeconômica representa um mecanismo capaz de estabilizar a trajetória da relação dívida-PIB. Em especial, mostra-se que a alteração da estrutura de vencimentos e a adoção de controles de capitais podem contribuir para o alcance deste objetivo assim como a indexação via inflação. Além disto, o superávit primário pode não ser o melhor instrumento para a estabilidade da dívida pública.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Manoel Carlos de Castro Pires

Ntualmente é revisora da ConTexto - Revista do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Contabilidade da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Tradução e Revisão Textual, atuando principalmente nos seguintes temas: Controladoria, Ciências Contábeis, Administração e Economia. Realiza também revisão e formatação conforme a ABNT em teses e dissertações dos temas já mencionados.

Downloads

Publicado

2009-10-13

Como Citar

Pires, M. C. de C. (2009). REGIMES MONETÁRIOS E DÍVIDA PÚBLICA: UMA ANÁLISE DE MECANISMOS ALTERNATIVOS DE COORDENAÇÃO MACROECONÔMICA. Análise Econômica, 23(44). https://doi.org/10.22456/2176-5456.10819