OBSTÁCULOS À SOBREVIVÊNCIA E EXPANSÃO DAS PEQUENAS EMPRESAS NO CONTEXTO DA DINÂMICA ECONÔMICA CAPITALISTA

Autores

  • Assuéro Ferreira

DOI:

https://doi.org/10.22456/2176-5456.10663

Palavras-chave:

Pequenas empresas. Organização industrial. Sobrevivência empresarial.

Resumo

Este artigo explora teoricamente a capacidade de sobrevivência das pequenas empresas no contexto da acumulação capitalista. Sua ênfase recai sobre a empresa industrial, dadas as suas especificidades de reprodução. Não obstante, reconhece que formalmente a pequena empresa, independente de suas características setoriais, apresenta certos traços de similaridade no que respeita ao seu modo de inserção e sobrevivência intertemporais no processo da atividade econômico. Para isto, estabelece uma resenha ad hoc de Marx, Marshall e Schumpeter, a partir dos quais desenvolve uma análise crítica na qual procura evidenciar os principais fatores constituintes do processo de acumulação que contribuem decisivamente para impor limites e fragilidades à sobrevivência das pequenas empresas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Assuéro Ferreira

Ntualmente é revisora da ConTexto - Revista do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Contabilidade da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Tradução e Revisão Textual, atuando principalmente nos seguintes temas: Controladoria, Ciências Contábeis, Administração e Economia. Realiza também revisão e formatação conforme a ABNT em teses e dissertações dos temas já mencionados.

Downloads

Publicado

2009-10-07

Como Citar

Ferreira, A. (2009). OBSTÁCULOS À SOBREVIVÊNCIA E EXPANSÃO DAS PEQUENAS EMPRESAS NO CONTEXTO DA DINÂMICA ECONÔMICA CAPITALISTA. Análise Econômica, 19(35). https://doi.org/10.22456/2176-5456.10663

Edição

Seção

Artigos