MERCADOS CONTESTÁVEIS E COMPETIÇÃO NO NOVO MODELO DO SETOR ELÉTRICO BRASILEIRO
DOI:
https://doi.org/10.22456/2176-5456.10640Palavras-chave:
Competição. Reestruturação e contestabilidade.Resumo
O modelo de reestruturação que vem sendo sugerido, e gradativamente implementado no setor elétrico brasileiro, tem, como um de seus pontos de sustentação, o princípio segundo o qual é possível promover a competição em segmentos potencialmente competitivos, como é o caso da geração de energia elétrica, e até mesmo em monopólios naturais, como é o caso da distribuição. Alguns pontos das mudanças ocorridas na indústria permitem que os grandes consumidores escolham de quem comprar a energia, não ficando na estrita dependência do distribuidor local e, assim, procurar melhores serviços e menores tarifas. O objetivo deste trabalho é mostrar, através da Teoria de Mercados Contestáveis (Baumol, et alii, 1982), se os instrumentos de regulamentação propostos pelo governo são capazes de assegurar a competição.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2009-10-07
Como Citar
Vinhaes, E., & Santana, E. (2009). MERCADOS CONTESTÁVEIS E COMPETIÇÃO NO NOVO MODELO DO SETOR ELÉTRICO BRASILEIRO. Análise Econômica, 18(33). https://doi.org/10.22456/2176-5456.10640
Edição
Seção
Artigos