UMA ANÁLISE DOS EFEITOS ECONÔMICOS DE ESTRATÉGIAS DE PROMOÇÃO DE EXPORTAÇÕES

Wilson da Cruz Vieira

Resumo


O principal objetivo deste trabalho foi o de analisar os efeitos econômicos de diferentes estratégias de promoção de exportações, associadas aos incentivos à exportação de produtos com maior ou menor valor adicionado. Consideraram-se oito setores da economia brasileira. Agricultura, Mineração, Minerais Não-Metálicos, Bens de Capital (Mecânica, Material Elétrico e Material de Transporte), Químico e Produtos Alimentares Simularam-se aumentos da demanda de exportação destes setores a partir de uma versão agregada da matriz brasileira de insumo-produto, verificando seus efeitos sobre a produção setorial, utilização de insumos importados e absorção de mão-de-obra. O estimulo à exportação do setor Produtos Alimentares apresentou os melhores resultados, em termos dos parâmetros considerados, quando comparado aos outros setores analisados

Palavras-chave


Exportações. Modelo de insumo-produto. Uso de fatores.

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DOI: https://doi.org/10.22456/2176-5456.10524



 
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Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Faculdade de Ciências Econômicas
Revista Análise Econômica
ISSN 0102-9924 / e-ISSN 2176-5456