HIPERINFLAÇÃO E A FORMA FUNCIONAL DA EQUAÇÃO DE DEMANDA DE MOEDA

Autores

  • Fernando de Holanda Barbosa

DOI:

https://doi.org/10.22456/2176-5456.10479

Palavras-chave:

Hiperinflação. Modelo de Cagan. Expectativas racionais e adaptadas.

Resumo

Este artigo demonstra, no contexto de um modelo de hiperinflação bastante usado na literatura, originado no trabalho de Cagan, e que contém (a) uma demanda por moeda, (b) uma condição de monetização do déficit e (c) uma equação de formação de expectativas, que não somente esta última - expectativas racionais ou adaptadas - é crucial para a estabilidade dos equilíbrios, mas, que, também, a especificação da forma da demanda por moeda, dado o tipo das expectativas, pode alterar as propriedades dos equilíbrios. Com expectativas racionais, a hiperinflação pode ser gerada por uma demanda por moeda elástica em relação à taxa de inflação. Com expectativas adaptadas, nada pode ser dito a priori sobre a estabilidade do (s) equilíbrio (s), pois, em geral, ela depende da forma da função da demanda.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernando de Holanda Barbosa

Ntualmente é revisora da ConTexto - Revista do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Contabilidade da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Tradução e Revisão Textual, atuando principalmente nos seguintes temas: Controladoria, Ciências Contábeis, Administração e Economia. Realiza também revisão e formatação conforme a ABNT em teses e dissertações dos temas já mencionados.

Downloads

Publicado

2009-10-02

Como Citar

Barbosa, F. de H. (2009). HIPERINFLAÇÃO E A FORMA FUNCIONAL DA EQUAÇÃO DE DEMANDA DE MOEDA. Análise Econômica, 11(20). https://doi.org/10.22456/2176-5456.10479