Liberalismo e democracia na Sociologia Política de Oliveira Vianna

Autores

  • Comissão Editorial Sociologias Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Ricardo Silva

Palavras-chave:

Oliveira Vianna. Democracia. Liberalismo. Autoritarismo. Pensamento social brasileiro.

Resumo

O artigo examina o pensamento político de Oliveira Vianna, por meio de um diálogo crítico, com modelo de interpretação que define como “autoritarismo instrumental” a singularidade de sua concepção de Estado. Em tal modelo de interpretação, as instituições do Estado autoritário idealizadas e propostas pelo sociólogo fluminense são apresentadas como instrumentos (meios) adequados para a realização do liberalismo político e da democracia no Brasil. Uma vez atingidos seus verdadeiros fins liberais e democráticos, o caráter autoritário do Estado poderia ser questionado e abolido. Em nosso entender, além de não questionar o equivocado pressuposto de que é possível a realização de fins democráticos por meios autoritários, o modelo do “autoritarismo instrumental” é inapropriado para a compreensão, dimensão ideológica do pensamento político de Oliveira Vianna, orientada para a justificação de uma forma de Estado antiliberal e antidemocrática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ricardo Silva

Doutor em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e Professor do Programa de Pós-graduação em Sociologia Política da Universidade Federal de Santa Cararina (UFSC)

Downloads

Como Citar

SOCIOLOGIAS, C. E.; SILVA, R. Liberalismo e democracia na Sociologia Política de Oliveira Vianna. Sociologias, [S. l.], v. 10, n. 20, 2008. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/sociologias/article/view/7089. Acesso em: 19 mar. 2024.