Sobre a Revista

Foco e Escopo

A revista Saberes Plurais é uma publicação vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde - Mestrado Profissional - da Faculdade de Medicina, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Tem como missão a divulgação da produção científica na área do ensino/educação na saúde e em saúde, Gestão do trabalho e da educação na saúde, e Saúde Coletiva (área de conhecimento CNPq 4.06.00.00-9 - Saúde Coletiva), apresentando resultados de pesquisas inovadoras, incentivando o debate acadêmico para a produção de novos conhecimentos. As publicações devem contribuir com a produção do conhecimento/comunicação à sociedade sobre temáticas do escopo da revista, priorizando textos que qualifiquem a formação em saúde e a educação/trabalho no Sistema Único de Saúde (SUS). Está direcionada a estudantes de graduação e pós-graduação, professores, técnicos em educação/saúde, trabalhadores e usuários do SUS. Os artigos podem ser apresentados em português, espanhol ou inglês, devem ser originais e inéditos. Não devem estar em avaliação por outra revista.

Aceita artigos nas seções: Artigos originais (pesquisa de campo ou de revisão de literatura), Experiências docentes e discentes (relatos de experiência), Comentários, Ensaios e Debates, Artigos especiais, Resenhas e Boletim informativo.

Processo de Avaliação por Pares (peer review)

Na seleção de artigos para publicação, avalia-se o mérito científico do trabalho e sua adequação às normas editoriais adotadas pela Revista. Todo texto enviado para publicação é submetido a uma pré-avaliação pelos editores. Uma vez aprovado, é encaminhado à revisão por pares (no mínimo dois pareceristas ad hoc). Tanto a identidade dos (as) autores (as) como a dos (as) pareceristas é mantida em sigilo (revisão modalidade duplo cego/double-blind review). O material será devolvido aos (às) autores (as) caso os (as) pareceristas sugiram mudanças e/ou correções. Em caso de divergência de pareceres, o texto será encaminhado a um terceiro parecerista para arbitragem. A decisão final sobre o mérito do trabalho é de responsabilidade das Editoras (Chefe e Adjunta).

No processo de avaliação das submissões, a revista recomenda a utilização do formulário de avaliação (Formulário de Peer Review), disponível no link: Formulário de avaliação

Este formulário é encaminhado aos  (às) pareceristas no momento do convite para a avaliação dos artigos.

A revista recomenda aos (às) pareceristas:
- Pareceres com comentários construtivos e questões com o intuito de esclarecer o que não foi explicado pelos autores.
- Pareceres que subsidiem tomada de decisões.
- Pareceres que contribuam com o aprimoramento do trabalho apresentado.
- Fazer inserções e exclusões para tentar melhorar a fluidez do texto, sem, no entanto, modificar a forma ou tentar parecer um coautor do trabalho. Essas alterações devem ser requeridas caso haja a necessidade, podendo o (a) parecerista sugerir uma revisão inclusive linguística no texto.
- Indicar leituras complementares que possam melhorar o artigo, sem tirar a integridade e originalidade do autor do artigo.

Os (as) pareceristas devem declarar a existência de conflitos de interesse assim que receberem a solicitação de revisão, declinando ao convite.

Para receber o reconhecimento do trabalho como revisor (a) da revista Saberes Plurais, os (as) revisores (as) podem adicionar a revisão ao seu perfil Publons/Web of Science. Consultar: Orientações para adicionar a revisão ao perfil Publons

A lista com a identificação e afiliação institucional dos (as) pareceristas (peer reviewers) é publicada a cada novo número da revista (Expediente). A partir de 2024, no último n´úmero do ano, a lista  anual com os (as) pareceristas será divulgada.

Os textos são de responsabilidade dos (as) autores (as), não coincidindo necessariamente com o ponto de vista das editoras e do Conselho Editorial da revista.

Integridade e Ética na publicação científica

A revista Saberes Plurais respeita as Condutas Éticas e Boas Práticas de Publicação (Principles of Transparency and Best Practice in Scholarly Publishing) publicado pelo Committee on Publication Ethics (COPE), o Directory of Open Access Journals (DOAJ), a Open Access Scholarly Publishers Association (OASPA), a World Association of Medical Editors (WAME), a Declaração de Singapura e de Hong Kong sobre Integridade em Pesquisa e as Resoluções 466/12 e 510/2016 do Conselho Nacional de Saúde.

A partir de janeiro de 2023, a revista utiliza, para análise de similaridade textual, o software Originality da plataforma da Turnitin. A constatação da ocorrência de plágio implica na exclusão imediata dos textos do sistema de avaliação.

Periodicidade

Buscando qualificar a agilidade na publicação pela redução do tempo entre a decisão editorial e a publicação dos artigos, a partir de 2023, a revista Saberes Plurais adotou a periodicidade semestral, com publicação em fluxo contínuo, tendo um volume anual dividido em dois números que permanecem abertos até o fechamento da sua periodicidade.

Qualis CAPES

A revista Saberes Plurais – áreas Educação, Enfermagem, Ensino, Farmácia, Interdisciplinar, Medicina I, Medicina II, Nutrição, Psicologia, Saude Coletiva, Serviço Social, Sociologia – tem classificação B4.

Política de Acesso Livre

A revista Saberes Plurais oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Rede Social

Página da revista no LinkedIn:

https://www.linkedin.com/company/revista-saberes-plurais/

Página da revista no Instagram:

https://www.instagram.com/p/C2KhTj2L1PY/?igsh=YXloOG1mYzUzNjNv

Licença Creative Commons CC-BY

Licença Creative Commons 

DOI

Todos os artigos da revista são identificados por DOI - Digital Object Identifier.

PAEP UFRGS

A revista conta com o apoio do Programa de Apoio à Edição de Periódicos Científicos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

DOAJ

A revista está indexada ao DOAJ - Directory of Open Acess Journals.

Consultar: https://l1nq.com/6S1bk

Diadorim 

A revista está indexada ao Diadorim - Diretório de política editorias das revistas científicas brasileiras.

Consultar: http://diadorim.ibict.br/handle/1/2356

Miguilim

A revista está registrada no Miguilim - Diretório das revistas científicas eletrônicas brasileiras , do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict). Consultar:  https://miguilim.ibict.br/handle/miguilim/7323

Latindex 

A revista está registrada no Latindex - Sistema Regional de Información en línea para Revistas Científicas de América Latina, el Caribe, España y Portugal. Consultar: https://www.latindex.org/latindex/ficha/26058

Google Acadêmico

A revista está indexada no Google Acadêmico. Consultar: https://scholar.google.com.br/citations?hl=pt-BR&user=zyDCUwQAAAAJ

EBSCO’s databases

A revista está indexada na EBSCO’s databases.

CINAHL

A revista está indexada no CINAHL - Cumulative Index to Nursing and Allied Health Literature.

Portal de Periódicos Científicos da UFRGS

A revista está indexada no Portal de Periódicos Científicos da UFRGS. Consultar:  https://seer.ufrgs.br/wp/periodicos/

Histórico do periódico

A revista Saberes Plurais teve seu primeiro número publicado em 2016. Desde 2018, mantém publicação semestral, tendo ampliado o corpo editorial e priorizado a diversificação institucional de autores. Em 2021, a Revista atualizou sua identidade visual, com diagramação/editoração realizada pela Gráfica da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) - Edital do Programa de Apoio à Edição de Periódicos Científicos da UFRGS e da PROPESQ - e incluiu o DOI em todas as publicações regulares. Em 2022, a Revista concorreu novamente ao Edital e foi contemplada com o apoio para a diagramação/editoração e bolsista. Em 2023, a revista passou a ter periodicidade semestral, com publicação em fluxo contínuo, mantendo dois números anuais. Foi novamente contemplada pelo Edital do Programa de Apoio à Edição de Periódicos Científicos da UFRGS e da PROPESQ.