Revista Brasileira de Estudos da Presença


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ARTES CÊNICAS NA ESCOLA - CHAMADA DE ARTIGOS

 

A Revista Brasileira de Estudos da Presença [Brazilian Journal on Presence Studies], periódico eletrônico de acesso livre e revisão por pares, sem taxas de submissão ou publicação, receberá até 30 de abril de 2018 artigos inéditos dentro do escopo do tema geral ARTES CÊNICAS NA ESCOLA.

As Artes Cênicas (em suas múltiplas linguagens: teatro, dança, performance, formas animadas, ópera, circo etc.) possuem diversas formas de serem praticadas na Escola de Educação Básica. No Brasil, o jogo dramático e o jogo teatral são bastante presentes no que se convencionou chamar de Ensino de Teatro. A dança, por sua vez, aparece mais recentemente como componente curricular e como prática artística no interior do campo da Arte. Da mesma forma, uma multiplicidade de práticas híbridas, que encontram na cena seu território, podem ser mapeadas nas práticas pedagógicas escolares. Seja como atividade lúdica pontual ou como processo criativo; tendo ou não um professor especialista como condutor; essas práticas fazem parte de um número expressivo de instituições escolares e estão presentes na vida de crianças e jovens em todos os cantos.

No mundo anglófono, a tradição da encenação escolar é largamente difundida. O teatro escolar associa-se ao drama e produz-se um número ilimitado de condições nas quais pedagogia e arte se mesclam.

Na França, a tradição do texto dramático é amplamente difundida, assim como o jeu dramatique constitui referências em ateliês escolares conduzidos por professores e artistas ao mesmo tempo.

Todas essas possibilidades e muitas outras se associam à emergência da Performance que traz à Escola questões pulsantes sobre a hibridação das linguagens; sobre o engajamento político; sobre a desierarquização das funções; sobre a suspensão dos limites; sobre a desconstrução dos hábitos; colocando questões novas e possibilitando outros olhares sobre o fazer artístico na escola.

Nesses diversos contextos, a pesquisa sobre as Artes Cênicas na Escola tem produzido nos últimos anos interessantes arranjos teóricos, múltiplas injunções metodológicas e diversificadas associações de temáticas. Os temas candentes da atualidade não deixam de atravessar as questões artísticas, poéticas, estéticas e sociais que as práticas das artes cênicas na Escola de Educação Básica propõem.

Para essa problematização sobre Artes Cênicas na Escola, a Revista Brasileira de Estudos da Presença almeja oferecer uma oportunidade para explorar o tema em diferentes perspectivas. Os autores e as autoras podem elaborar ensaios teóricos, artigos provenientes de pesquisas empíricas e/ou históricas sobre Artes da Cena e suas distintas variações em relação a um ou mais dos seguintes tópicos:

  • Performance na Escola
  • A Escola como Performance
  • Teatro na Escola
  • A encenação na Escola e os eventos escolares
  • Dança na Escola
  • Circo e Escola
  • Linguagens artísticas híbridas na escola
  • Formas de teatro animado na escola
  • A Educação Básica e as Políticas para as Artes Cênicas
  • Artes Cênicas e currículo
  • As Artes da Cena nas bases, documentos e currículos nacionais
  • Pedagogias e Didáticas em Artes da Cena
  • Escola, História e Artes da Cena
  • Corpo, subjetividade e Artes da Cena
  • As Artes Cênicas e a diferença na Escola
  • Artes da Cena e questões de Gênero na Escola
  • Planejamento e avaliação em Artes Cênicas
  • Trabalho docente em Artes Cênicas
  • Formação de professores em Artes Cênicas para a Educação Básica
  • A atuação do professor-artista na cena e na escola
  • Artes Cênicas, infância e Escola
  • Artes Cênicas, juventude e Escola
  • Artes Cênicas, comunidade e Escola

Assim, a Revista Brasileira de Estudos da Presença espera receber trabalhos resultantes de pesquisas vinculadas conceitualmente ao campo da performance, do teatro, da dança e de outras linguagens similares, dedicando especial atenção àqueles que utilizam imagens e vídeos para desenvolver suas discussões. Além disso, espera receber trabalhos de áreas imbricadas, fronteiriças e que dialoguem com os termos em tela sob diferentes aspectos. As submissões devem estar de acordo com os padrões do periódico e devem ser postadas diretamente no sistema de submissão para seguir o processo geral de avaliação do periódico. Para submeter um artigo a esta chamada, é fundamental selecionar a seção correspondente (Artes Cênicas na Escola). Lembramos que o periódico não cobra taxas de submissão, nem de publicação e utiliza o sistema duplo-cego de revisão por pares. O texto pode ser enviado em português, espanhol, inglês ou francês e será publicado em duas línguas. Será solicitado aos autores que enviarem textos em português ou espanhol (e àqueles lusófonos) que enviem uma tradução em inglês. A revista providencia tradução para o português de artigos enviados em inglês ou francês, desde que os autores sejam nativos desses idiomas. Maiores informações podem ser encontradas em nosso website, www.seer.ufrgs.br/presenca; nossas diretrizes podem ser visualizadas em “Diretrizes para Autores”.

 
Publicado: 2018-02-08
 
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