A Revista PARAONDE!? - busca promover o conhecimento geográfico a partir da publicação de artigos, resenhas e crônicas de campo, relacionados a Geografia e áreas afins. Aceita trabalhos escritos em Português, Espanhol, Inglês e Francês.

Os artigos encaminhados à Revista PARAONDE são avaliados por dois pareceristas do Conselho Editorial. O sistema duplo cego é adotado nesta avaliação.

Caso o artigo receba pareceres com muita disparidade, será encaminhado a um terceiro parecerista que emitirá um juízo definitivo sobre o mesmo.

São consideradas na avaliação a relevância do tema, a qualidade técnica e científica do trabalho, bem como a organização, a linguagem e a originalidade do artigo.

A partir de 2021 o Revista Para Onde!? passa adotar periodicidade anual com fluxo publicação contínua dos artigos, resenhas, entrevistas e relatos de viagens.

ISSN - 1982-0003

DOI - https://doi.org/10.22456/1982-0003

Histórico do periódico

A Revista ParaOnde!? surgiu a partir de um projeto que foi sendo construído passo a passo pela Geografia e que se viabilizou junto ao Programa de Educação Tutorial (PET-GEOGRAFIA/UFRGS). Concretizou-se a antiga ideia de uma revista no curso de Geografia da UFRGS para veicular para pesquisadores, professores e alunos da Geografia e áreas afins, o conhecimento geográfico desenvolvido através das pesquisas, das experiências pedagógicas, das atividades de extensão. Foi com muito trabalho que esse projeto se tornou realidade em 2007, com a edição comemorativa dos 60 anos do Curso de Geografia, o primeiro número da Revista eletrônica ParaOnde!?

Os artigos são avaliados por uma comissão científica reconhecida nacional e internacionalmente que, a cada número, solidifica os alicerces lançados em 2007 e fortalece o rigor científico da revista. ParaOnde!? representa uma busca, a caminhada do conhecimento, vislumbrada em pesquisas, extensão, viagens de campo, ou seja, muitas inquietações.

Em 2011 esta trajetória foi marcada, quando a ParaOnde!? passou a ser oficialmente a revista do PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA UFRGS que, tornou-se um forte alicerce na sustentação do conhecimento geográfico produzido tanto no âmbido do PPG quanto na troca de experiências através da contribuição de pesquisados e estudantes de outras instituições. ParaOnde!? é, portanto, a expressão de algo que foi idealizado, pensado e estruturado no coletivo.