Análise das mediações em ambientes de interação nas pesquisas na internet: uma proposta metodológica

Autores

  • Ronei Teodoro da Silva Universidade de Caxias do Sul

DOI:

https://doi.org/10.19132/1807-8583201843.87-106

Palavras-chave:

Mediação. Internet. Metodologia. Comunicação. Interação.

Resumo

Nas últimas décadas, diversos pesquisadores interessaram-se em investigar os fenômenos da recepção e o consumo de informações presentes nas interações entre sujeitos na internet. No entanto, é possível observar dificuldades de se associar questões culturais às tecnológicas ou, ainda, a necessidade de uma aproximação entre teorias sobre cultura, política e comunicação às mais centradas no ambiente virtual. Diante de tal cenário, propomos, nesse artigo, uma abordagem metodológica que combine a Análise de Redes Sociais ao Mapa das Mediações, como forma de combinar tradições metodológicas diferentes a fim de investigar um objeto comum aos dois campos. Tal estratégia foi elaborada e aplicada na tese de doutoramento que serviu de base para este artigo. O objetivo era conhecer as mediações que configuram as relações entre as lógicas de produção e as práticas de crítica de filmes no YouTube.

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Biografia do Autor

Ronei Teodoro da Silva, Universidade de Caxias do Sul

Doutor em Comunicação e Informação (2017) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. Mestre em Ciências Sociais (2008) e graduado em Publicidade e Propaganda (2004) pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos. Professor das graduações em comunicação (Publicidade e Propaganda, Relações Públicas, Jornalismo, Fotografia e Cinema) e da pós-graduação em Comunicação Digital da Universidade de Caxias do Sul - UCS. É também, nessa mesma instituição, coordenador do curso de Publicidade e Propaganda e coordenador da Agência Experimental em Comunicação. 

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Publicado

2018-08-20

Como Citar

Teodoro da Silva, R. “Análise Das mediações Em Ambientes De interação Nas Pesquisas Na Internet: Uma Proposta metodológica”. Intexto, nº 43, agosto de 2018, p. 87-106, doi:10.19132/1807-8583201843.87-106.

Edição

Seção

Artigos