A leitura e outros processos de consumo cultural: entrevista com Néstor García Canclini

Autores

  • Dulce H. Mazer Universidade Federal do Rio Grande do Sul Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.19132/1807-8583201738.4-20

Palavras-chave:

Antropologia dos leitores. Consumo cultural. Estudos culturais latino-americanos. Néstor García Canclini.

Resumo

Nesta entrevista, o filósofo argentino Néstor García Canclini, radicado no México desde 1976, apresenta seu olhar sobre o atual contexto do consumo de leitura, sobretudo desde as perspectivas da cultura digital. Entre seus mais recentes estudos, se incluem as pesquisas sobre jovens, culturas urbanas e redes digitais e as perspectivas da antropologia dos leitores. Dedicado a temas como globalização, identidades nacionais, culturas híbridas e estudos de consumo cultural, é um autor de grande influência nas pesquisas latino-americanas, principalmente naquelas que abordam as intersecções entre comunicação, cultura e sociedade. Na década de 1990, García Canclini começou a delinear uma teoria sociocultural interdisciplinar do consumo, que abandonava a ideia do consumo como um lugar de decisões puramente irracionais. Seus aportes congregam distintas linhas de interpretação e assinalam possíveis pontos de confluência para a compreensão dos processos de comunicação e recepção de bens simbólicos.

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Biografia do Autor

Dulce H. Mazer, Universidade Federal do Rio Grande do Sul Universidade Estadual de Londrina

Doutoranda no PPGCOM UFRGS - Núcleo de Pesq. em cultura e recepção midiática;

Mestre em Comunicação Visual pela Universidade Estadual de Londrina;

Pós-Graduada Lato Sensu em Marketing e Comunicação pela Faculdade Estadual de Ciências Econômicas de Apucarana;

Bacharel em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Universidade Estadual de Londrina;

Publicado

2017-01-24

Como Citar

Mazer, D. H. “A Leitura E Outros Processos De Consumo Cultural: Entrevista Com Néstor García Canclini”. Intexto, nº 38, janeiro de 2017, p. 4-20, doi:10.19132/1807-8583201738.4-20.

Edição

Seção

Entrevista