Notas sobre os paradigmas para a composição das peças de Antônio José da Silva
Resumo
Resumo: O trabalho, estabelecido pela questão da condição judaizante na obra de Antônio José da Silva, busca compreender os meios pelos quais esta dada condição se faria relevante em termos de teoria literária. Conhecido, desde seu tempo até hoje, pela alcunha de O Judeu, Antônio José, juntamente com sua família, foi perseguido pela Inquisição portuguesa, sendo morto e queimado em 1739. Por vezes, a crítica sobre sua obra vislumbra ares vanguardistas. Desmistificando a imagem e o imaginário de Antônio José, busca-se explicar o seu sistema de escrita, a emulação, e a sua forte influência das preceptivas dramáticas espanholas do século XVII. Além disso, baseado nos estudos da intertextualidade, demonstra-se que o paradigma de Antônio José não busca a questão da crítica social para construção de uma sociedade melhor e que, se existe uma questão judaica naobra do dramaturgo, esta não foi propositalmente inserida e, pela ausência de intencionalidade, não pode ser vista como questão do interesse do autor no âmbito literário.
Notes on the paradigms for the composition of the plays of Antonio José da Silva - Abstract: Established by the question of the judaizer condition on Antônio José da Silva’s work, this paper aims to understand the ways in which such condition would be relevant to the Literary Theory. Known since his time as “O Judeu”, Antônio José and his family were persecuted by the Portuguese Inquisition. He was killed, burned in 1739. Sometimes critics on his work breathe avant-garde air. Demystifying Antônio José’s image and imaginarium, the paper seeks to explain his writing system, the emulation, and the strong influence he received from Spanish dramatic precepts in the XVII century. Moreover, based on intertextuality studies, it shows that Antônio José’s paradigm does not aims to make a social critic to build a better society and, if there is a Jewish issue on his work, it was not put on purpose and, by the lack of intention, cannot be seen as of been the author’s interest on the literary field.
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