“E farás uma janela para a arca”: língua, memória e cultura como uma ponte entre o leitor secular e a “biblioteca” judaica

Autores

  • Rachel Elior Universidade Hebraica de Jerusalém

Resumo

A autora faz uma reflexão sobre a importância da construção de uma ponte que conecte a história e a cultura judaicas com o público secular na Israel do final do século XX,ressaltando que o antagonismo político e social entre o religioso e o secular afeta de modo determinante tanto os laços espirituais quanto os culturais. O estudo analisa as causas responsáveis pelo sentimento de marginalização do público secular, dissociado e alienado da experiência judaica. Na sequência, discute a questão da identidade em relação ao passado e ao presente, valorizando o passado como um patrimônio que sempre existe dentro do presente, explícita ou implicitamente, e afirmando que a Língua Hebraica é uma ponte entre os mundos do passado e os do presente, entre mundos internos e contextos externos, entre memórias comuns e esperanças compartilhadas. O texto apresenta adiante, segundo pesquisa no campo da História Judaica, a diversidadede percepção e significados do Judaísmo, de Deus, do conteúdo da revelação divina, diversidade que expressa aconstante controvérsia sobre a essência do Judaísmo e demonstra que o Judaísmo sempre foi uma força dinâmica e evolutiva, nunca uma realidade incontestável, imutável e única.

 

“A window thou shall make to the Ark”: Language, memory and culture as bridge between secular reader and the Jewish library - Abstract: The author makes a reflection on the importance of building a bridge between Jewish history and culture and the secular public in late twentieth-century Israel, noting that the political and social antagonism between the religious and the secular determinant mode affects both the spiritual and cultural ties. The study analyzes the causes that generate feelings of marginalization in the secular public, dissociated and alienated from the Jewish experience. The author also discusses the issue of identity in relation to the past and the present, highlighting the past as a patrimony which always exists within this, explicitly or implicitly, and stating that Hebrew language is a bridge between the worlds of the past and present, between internal and external worlds, common contexts between memories and shared hopes. She also presents, according to research in the field of Jewish history, the diversity of perception and meanings of Judaism, God and the content of divine revelation, diversity that expresses the constant controversy about the essence of Judaism and demonstrates that Judaism has always been a dynamic and evolutionary force, never just an undeniable reality, immutable and unique.

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Publicado

2012-03-06

Edição

Seção

Dossiê