A memória vicária em Ver: amor, de David Grossman

Berta Waldman

Resumo


Os sessenta e três anos passados desde o final da Segunda Guerra Mundial anunciam um novo período em relação ao Holocausto. É difícil definir o que está mudando precisamente, mas se pode afirmar que a memória do Holocausto está saindo da alçada dos sobreviventes para consolidar-se na ficção, pois rareia cada vez mais o relato direto das testemunhas, quase todas mortas. Nesses anos, a necessidade do debate não diminuiu e afeta romancistas, contistas, poetas, dramaturgos, filósofos, historiadores, demonstrando quão profundamente esse período obscuro se enraizou nas experiências israelense e judaica. Meu propósito é analisar a obra de David Grossman Ver: amor. O autor pertence à segunda geração pós-Shoá e sua obra não expressa uma experiência vivida. Apoiando-se na memória coletiva por ele ficcionalizada, Grossman empreende, no livro, quatro tentativas distintas de representar a Shoá (os quatro capítulos) para apontar a sua impossibilidade de dar conta do fenômeno.

 

The vicarious memory in See under: love, by David Grossman - Abstract: The sixty-three years gone by since the end of the Second World War announce a new era regarding the Holocaust. It is hard to define what is exactly changing, but it is possible to say that the memory of the Holocaust is leaving the survivors’ sphere to consolidate itself in fiction, since the direct narrative of the witnesses (almost all of them dead) is rarer than before. During these years, the necessity of the debate hasn’t diminished and affects novelists, short-story authors, poets, playwrights, philosophers and historians, showing how deeply this dark period is embedded in Jewish’ and Israeli’s experiences. In this paper, I examine David Grossman’s See under: love. The author belongs to the second generation post-Shoah and his work doesn’t express a lived experience. Relying on the collective memory fictionalized by him, Grossman undertakes in the book four distinct attempts at representing the Shoah (the four chapters) to point out the impossibility of realizing the phenomenon.


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