Trajetórias de jovens em situação de vulnerabilidade social: sobre a realidade juvenil, violência intersubjetiva e políticas para jovens em Porto Alegre – RS

Autores

  • Carlos A. Gadea Professor e pesquisador do Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais da Unisinos. Co-Coordenador do Observatório Juvenil do Vale, Unisinos. Bolsista de Produtividade do CNPq.
  • José Silon Doutorando no Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais na Unisinos (Bolsa PROSUP-CAPES). Integrante do Observatório Juvenil do Vale, Unisinos.
  • Fatima Sabrina da Rosa Doutoranda no Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais na Unisinos (Bolsa PROSUP-CAPES). Integrante do Observatório Juvenil do Vale, Unisinos.
  • Marcia da Silva Cezar Doutoranda no Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais na Unisinos (Bolsa PROSUP-CAPES). Integrante do Observatório Juvenil do Vale, Unisinos.
  • Hilário Dick

DOI:

https://doi.org/10.1590/15174522-019004512

Palavras-chave:

Jovens, vulnerabilidade social, violência, política para jovens

Resumo

O artigo tem por objetivos introduzir algumas reflexões acerca do significado contemporâneo do termo juventude, bem como realizar ponderações importantes em torno ao binômio juventude-violência. Quer-se, igualmente, apresentar alguns dados relevantes para compreender a situação de vulnerabilidade concreta de jovens que residem em certos bairros da cidade de Porto Alegre, na medida em que permitem deduzir as fortes relações entre violência, educação e família. Por último, o interesse recai em realizar uma breve crítica dos três principais paradigmas sobre políticas para jovens (em torno ao trabalho, à educação e ao esporte) que classicamente se têm implementado. No contexto destas reflexões se sugere considerar de importância o desenvolvimento de uma “cultura digital” e seu coadjuvante “capital social” para a eventual formulação de uma “nova” política para jovens que vivem em situação de vulnerabilidade social em contextos urbanos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Hilário Dick

Co-Coordenador do Observatório Juvenil do Vale, Unisinos.

Downloads

Publicado

2017-07-26

Como Citar

GADEA, C. A.; SILON, J.; DA ROSA, F. S.; CEZAR, M. da S.; DICK, H. Trajetórias de jovens em situação de vulnerabilidade social: sobre a realidade juvenil, violência intersubjetiva e políticas para jovens em Porto Alegre – RS. Sociologias, [S. l.], v. 19, n. 45, 2017. DOI: 10.1590/15174522-019004512. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/sociologias/article/view/56955. Acesso em: 28 mar. 2024.