Vol. 18 No. 1 (2011)

Editorial

RITA, volume 18, número 1, 2011

Luis C. Lamb

Lisandro Z. Granville

 

Este número da Revista de Informática Teórica e Aplicada ilustra o crescimento da pesquisa em Ciência da Computação no Brasil. A multidisciplinaridade dos artigos aqui apresentados mostra que a comunidade nacional de computação tem crescido tanto em número de professores, doutores e pós-graduandos, quanto em amplitude nas áreas de atuação destes pesquisadores.

Os artigos publicados neste número contemplam diversas temáticas, incluindo: redes de computadores, avaliação de desempenho de sistemas, sistemas de recomendação, sistemas multiagente, modelagem computacional, inteligência artificial, computação aplicada à saúde e análise formal de conceitos. Estes artigos ilustram também, a variedade de áreas de pesquisa desenvolvida hoje em diversas universidades de todo o Brasil.

Uma breve leitura dos primeiros volumes da RITA, publicados há vinte e um anos, nos permite perceber que no início de nosso trabalho editorial, publicávamos diversos tutoriais e artigos introdutórios. Passadas duas décadas, além de continuarmos a publicar revisões e tutoriais, percebemos que o número de submissões originais tem crescido significativamente, um efeito positivo das políticas editoriais da RITA, mas provável consequência das políticas de estado de incentivo à área. Algumas destas políticas, iniciadas há mais de trinta anos, deram resultados concretos: além do Brasil ter diversos programas com muitos bons índices de internacionalização, impacto científico e tecnológico, além de contribuírem decisivamente para a formação de empreendedores, pesquisadores e profissionais de alto nível, tão necessários para a construção de um país mais humano e civilizado. Esperamos que estas políticas de estado tenham continuidade pois, hoje, é possível identificar os efeitos positivos daquelas implementadas no século passado.

Concluindo, gostaríamos de reconhecer publicamente o apoio da comunidade nacional de computação à RITA, em particular aos revisores anônimos pelo seu trabalho voluntário mas, principalmente, aos autores por confiarem em nossa política editorial. Também registramos nosso agradecimento ao doutorando Márcio Dorn e à Lourdes Tassinari pelo apoio no processo de editoração deste volume.

Published: 2011-05-11

Regular Papers