Combinando Workflows e Semântica para Facilitar o Reuso de Software

Authors

  • Luciano Antonio Digiampietri Universidade de São Paulo
  • Jônatas Correa Araújo Universidade de São Paulo
  • Éric Hainer Ostroski Universidade de São Paulo
  • Caio Rafael Nascimento Santiago Universidade de São Paulo
  • José de Jésus Pérez Alcázar Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.22456/2175-2745.23471

Abstract

Este artigo apresenta um ambiente para o desenvolvimento de software baseado no reuso de componentes, que combina tecnologias de gerenciamento de workflows, semântica e componentes de software. O ambiente desenvolvido pode ser utilizado por desenvolvedores de software, projetistas de workflows e usuários finais. Um estudo de caso real é apresentado para demonstrar a utilização do ambiente.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Luciano Antonio Digiampietri, Universidade de São Paulo

Desde abril de 2008 Luciano Antonio Digiampietri é professor em RDIDP no curso de Sistemas de Informação da Escola de Artes Ciências e Humanidades (EACH) da Universidade de São Paulo (USP). Possui Doutorado em Ciência da Computação pela Universidade de Campinas (UNICAMP) e é Bacharel em Ciência da Computação pela UNICAMP.

Jônatas Correa Araújo, Universidade de São Paulo

Graduando no Bacharelado em Sistemas de Informação da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH-USP) desde 2006.

Éric Hainer Ostroski, Universidade de São Paulo

Pós-graduando no Mestrado em Sistemas de Informação da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH-USP) desde 2010.

Caio Rafael Nascimento Santiago, Universidade de São Paulo

Graduando no Bacharelado em Sistemas de Informação da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH-USP) desde 2009.

José de Jésus Pérez Alcázar, Universidade de São Paulo

Desde 2005 José de Jésus Pérez Alcázar é professor em RDIDP no curso de Sistemas de Informação da Escola de Artes Ciências e Humanidades (EACH) da Universidade de São Paulo (USP).

Published

2013-05-13

How to Cite

Digiampietri, L. A., Araújo, J. C., Ostroski, Éric H., Santiago, C. R. N., & Pérez Alcázar, J. de J. (2013). Combinando Workflows e Semântica para Facilitar o Reuso de Software. Revista De Informática Teórica E Aplicada, 20(2), 73–89. https://doi.org/10.22456/2175-2745.23471

Issue

Section

Regular Papers

Most read articles by the same author(s)