Computação na Educação Básica no Brasil: o Estado da Arte

Authors

  • Adriana Bordini UFPEL
  • Christiano Martino Otero Avila UFPEL
  • Yuri Weisshahn UFPEL
  • Mônica Marques da Cunha UFPEL
  • Simone André da Costa Cavalheiro
  • Luciana Foss UFPEL
  • Marilton Sanchotene Aguiar UFPEL
  • Renata Hax Sander Reiser UFPEL

DOI:

https://doi.org/10.22456/2175-2745.64431

Abstract

Este artigo apresenta um levantamento de projetos na área do Pensamento Computacional, com foco no ensino fundamental e médio, que tiveram resultados publicados nos principais veículos de Informática na Educação no Brasil. Neste estudo foi identificado que diferentes estratégias têm sido adotadas para a introdução da Computação na Educação Básica, destacando-se: Algoritmos e Programação, Robótica, Jogos, Computação Desplugada, entre outras. Cada uma das estratégias foi descrita considerando os seguintes aspectos: os conceitos da ciência da computação que têm sido abordados, as ferramentas utilizadas, a forma com que a estratégia tem abordado a interdisciplinaridade, a colaboração e/ou a comunicação. Ademais, uma descrição estatística dos trabalhos é realizada, destacando as instituições envolvidas nos projetos, o público alvo, as abordagens e ferramentas utilizadas. O objetivo deste relato é fornecer uma visão geral do que já foi alcançado na área no Brasil.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2016-12-03

How to Cite

Bordini, A., Avila, C. M. O., Weisshahn, Y., Cunha, M. M. da, Cavalheiro, S. A. da C., Foss, L., Aguiar, M. S., & Reiser, R. H. S. (2016). Computação na Educação Básica no Brasil: o Estado da Arte. Revista De Informática Teórica E Aplicada, 23(2), 210–238. https://doi.org/10.22456/2175-2745.64431

Issue

Section

Melhores Artigos WEIT 2015

Most read articles by the same author(s)