Segurança em Redes-em-Chip: Conceitos e Revisão do Estado da Arte

Authors

  • Cesar Albenes Zeferino Universidade do Vale do Itajaí
  • Sidnei Baron Universidade do Vale do Itajaí
  • Michelle Silva Wangham Universidade do Vale do Itajaí

DOI:

https://doi.org/10.22456/2175-2745.43510

Abstract

As Redes-em-Chip foram propostas para atender às necessidades de escalabilidade de comunicação em sistemas computacionais integrados em um único chip. Assim como sistemas distribuídos tradicionais, um sistema integrado e sua rede são suscetíveis a ataques às suas propriedades de segurança. Este artigo apresenta um levantamento bibliográfico realizado para caracterizar quais técnicas têm sido utilizadas para prover segurança em sistemas integrados baseados em Redes-em-Chip. Os trabalhos foram classificados quanto ao tipo de ataque, a propriedade de segurança afetada, o mecanismo de segurança utilizado e o componente adotado. O artigo identifica os ataques e as propriedades mais abordados por esses trabalhos, bem como os principais mecanismos de segurança utilizados e os componentes nos quais eles são implementados.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Cesar Albenes Zeferino, Universidade do Vale do Itajaí

Graduado em Eng. Elétrica (UFSM). Mestrado em Ciência da Computação (UFRGS). Doutorado em Ciência da Computação (UFRGS). Professor da Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI. Membro e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Computação da UNIVALI.

Sidnei Baron, Universidade do Vale do Itajaí

Laboratório de Sistemas Embarcados e Distribuídos

Michelle Silva Wangham, Universidade do Vale do Itajaí

Laboratório de Sistemas Embarcados e Distribuídos

Published

2014-05-12

How to Cite

Zeferino, C. A., Baron, S., & Wangham, M. S. (2014). Segurança em Redes-em-Chip: Conceitos e Revisão do Estado da Arte. Revista De Informática Teórica E Aplicada, 21(1), 110–126. https://doi.org/10.22456/2175-2745.43510

Issue

Section

Tutoriais