OS EFEITOS DA IDENTIFICAÇÃO REGIONAL NO VALOR DA MARCA DO PATROCINADOR ESPORTIVO

Autores

  • João Guilherme Barbosa de Amorim Instituto Coppead de Administração
  • Victor Manoel Cunha de Almeida Instituto Coppead de Administração

Palavras-chave:

Marketing Esportivo, Patrocínio Esportivo, Identificação Regional, Valor da Marca, Congruência entre Time e Patrocinador.

Resumo

Desde que foi escolhido como sede da Copa do Mundo de 2014 e dos Jogos Olímpicos de 2016, o montante de receitas movimentado pelo patrocínio esportivo no Brasil têm crescido significativamente, entretanto, sem que a prática gerencial e a pesquisa acadêmica tenham se desenvolvido no mesmo ritmo. O presente estudo, que visa contribuir para o avanço do conhecimento sobre tema, investigou o impacto da identificação regional do patrocinador e da congruência entre time e patrocinador no valor da marca do patrocinador. As principais referências teóricas do estudo são a teoria da identidade social (TAJFEL e TURNER, 1979), a teoria do esquema (AXELROD, 1973), a teoria da rede associativa (COLLINS e LOFTUS, 1975) e o valor da marca na perspectiva do consumidor (KELLER, 1993). A pesquisa foi realizada em Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul (RS), estado marcado pela valorização da cultura regional gaúcha. A amostra foi não-probabilística, composta por 2.116 fãs de Grêmio e Internacional. Foi analisada a relação entre os dois times as marcas Banrisul e a Unimed Porto Alegre, patrocinadoras de ambos os clubes há mais de dez anos. A análise dos dados foi realizada utilizando a Análise Fatorial Exploratória e Análise Fatorial Confirmatória; e foram verificados a confiabilidade e as validades convergente, discriminante e nomológica dos construtos. Para testar as hipóteses substantivas, foi aplicada a Modelagem de Equações Estruturais, usando a técnica ADF. Os resultados empíricos sugerem que o valor da marca do patrocinador é influenciado principalmente de forma indireta pela identificação regional do patrocinador, dado que este efeito é mediado parcialmente pela congruência entre time e patrocinador.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João Guilherme Barbosa de Amorim, Instituto Coppead de Administração

Mestre pelo Instituto Coppead de Administração

Victor Manoel Cunha de Almeida, Instituto Coppead de Administração

Professor Adjunto da Área de Marketing e Negócios Internacionais do COPPEAD/UFRJ. Doutor em Administração pelo COPPEAD/UFRJ (2005).

Downloads

Publicado

2017-11-20

Como Citar

Barbosa de Amorim, J. G., & Cunha de Almeida, V. M. (2017). OS EFEITOS DA IDENTIFICAÇÃO REGIONAL NO VALOR DA MARCA DO PATROCINADOR ESPORTIVO. Revista Eletrônica De Administração, 23(3), 116–146. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/read/article/view/60653