ALINHAMENTO ESTRATÉGICO DA RESPONSABILIDADE SOCIAL CORPORATIVA: UM ESTUDO DE CASO NO SETOR BANCÁRIO BRASILEIRO

Autores

  • Simone R. Barakat Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade FEA-USP
  • João Maurício G. Boaventura Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade FEA-USP
  • Edison F. Polo Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade FEA-USP

Palavras-chave:

Responsabilidade Social Corporativa, Alinhamento Estratégico, Setor Financeiro

Resumo

A maioria dos estudos que buscou testar a relação entre desempenho social corporativo (CSP) e desempenho financeiro corporativo (CFP) indica que há uma relação positiva entre os dois desempenhos, porém não existe ainda consenso entre os pesquisadores. Uma forma de elucidar essa questão é analisar com maior profundidade as variáveis que podem intervir nessa relação. Uma das variáveis é o alinhamento estratégico da Responsabilidade Social Corporativa (RSC), uma vez que diversos autores têm defendido que o simples engajamento em atividades consideradas socialmente responsáveis não leva a geração de benefícios à empresa, mas sim quando elas estão alinhadas à estratégia organizacional. Diante desse contexto, o presente estudo buscou descrever os processos e práticas empresariais que favorecem o alinhamento estratégico da RSC. Para isso, foi proposto um framework, a partir da literatura, com as condições para o alinhamento e, em seguida, foi feito um estudo de caso de uma instituição financeira, escolhida pelos critérios de alto desempenho social e financeiro. Os resultados mostraram que os processos e práticas que favorecem o alinhamento são: melhoria do contexto competitivo, escolha de questões ligadas à atividade principal, diálogo com stakeholders, envolvimento da alta gestão, envolvimento das áreas funcionais e monitoramento dos resultados. O estudo contribui com o aprofundamento da discussão sobre a relação entre CSP e CFP e com a criação de um modelo para análise do alinhamento estratégico da RSC.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Simone R. Barakat, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade FEA-USP

Doutoranda do curso de Administração do PPGA FEA-USP. Departamento de Administração Geral.

João Maurício G. Boaventura, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade FEA-USP

Professor Associado do Departamento de Administração Geral da FEA-USP

Edison F. Polo, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade FEA-USP

Professor Associado do Departamento de Administração Geral da FEA-USP

Downloads

Publicado

2017-05-31

Como Citar

Barakat, S. R., Boaventura, J. M. G., & Polo, E. F. (2017). ALINHAMENTO ESTRATÉGICO DA RESPONSABILIDADE SOCIAL CORPORATIVA: UM ESTUDO DE CASO NO SETOR BANCÁRIO BRASILEIRO. Revista Eletrônica De Administração, 23(1), 206–233. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/read/article/view/55866