Teatralidade, entre Teorias e Práticas: um olhar sobre a abordagem do Théâtre du Soleil

Autores

  • Suzana Thomaz (Université Paris 8 – Paris, França) Université Paris 8

Palavras-chave:

Teatralidade, Performatividade, Théâtre du Soleil, Ariane Mnouchkine, Processo Criativo

Resumo

Este artigo aborda a problemática atual da noção de teatralidade, tratando de suas diversas definições, críticas e abordagens no que se refere à prática teatral ocidental, de acordo com teóricos e artistas desde o início do século XX. Baseado em uma abordagem histórica da teatralidade, o artigo revisita sobretudo suas relações com as noções de performance e de performatividade, criando fundamentos para analisar a emergência de teatralidade na criação de Macbeth (2014), no Théâtre du Soleil. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Suzana Thomaz (Université Paris 8 – Paris, França), Université Paris 8

Suzana Thomaz é atriz formada pela UNICAMP, mestre Erasmus Mundus em estudos teatrais pela Université Libre de Bruxelles e pela Université Paris 8. Membro da trupe do Théâtre du Soleil desde 2013, ela tem aprofundado as reflexões em torno dos fundamentos estéticos de processos criativos da trupe francesa, a partir da perspectiva dos estudos culturais. Suzana é doutoranda do departamento de teatro da Université Paris 8.

E‑mail: suzanacts@gmail.com

Publicado

2022-10-12

Como Citar

Thomaz (Université Paris 8 – Paris, França), S. (2022). Teatralidade, entre Teorias e Práticas: um olhar sobre a abordagem do Théâtre du Soleil. Revista Brasileira De Estudos Da Presença, 6(2), 309–330. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/presenca/article/view/61934

Edição

Seção

Outros Temas