Uma análise interpretativa sobre as práticas comunicacionais nas construções identitárias dos migrantes haitianos em Curitiba-PR

Autores

  • Otávio Cezarini Ávila Mestre; Instituto Federal do Paraná (IFPR), Curitiba, PR, Brasil
  • Myrian Del Vecchio de Lima Doutora; Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba, PR, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.19132/1807-8583201841.152-172

Palavras-chave:

Migração haitiana. Globalização. Comunicação. Redes. Curitiba.

Resumo

Os haitianos se tornaram conhecidos da população brasileira, em especial, nas grandes capitais do país. Nas ruas, nos postos de trabalho, em eventos populares, os migrantes haitianos aparecem em nosso imaginário sob diferentes formas representacionais, normalmente, mediadas pelos discursos dos meios de comunicação de massa. O objetivo do artigo é discutir como determinados processos comunicativos, que ocorrem fora do “circuito oficial” da comunicação (TV, jornais, rádio e sites de mídias tradicionais), desestabilizam os discursos hegemônicos em prol de uma “cidadania transnacional”, de direitos e de dignidade ao migrante haitiano que vem ao Brasil e, mais especialmente, a Curitiba, no Paraná. O artigo, que é parte de uma pesquisa de mestrado, invoca a relação que a temática da migração mantém com o processo de globalização contemporânea, com as redes sociais que podem atuar como formas discursivas contra-hegemônicas e com perspectivas metodológicas que extrapolam os dados quantitativos para trazer perspectivas valorativas das identidades dos migrantes. Parte-se da premissa de que as práticas comunicativas dos migrantes haitianos constituem formas de resistência frente a processos de vida acelerados pela globalização, especialmente, aqueles relativos às identidades. Apresentam-se, como resultado, algumas formas como os haitianos têm utilizado diversas interações midiáticas para se colocar no novo território.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Otávio Cezarini Ávila, Mestre; Instituto Federal do Paraná (IFPR), Curitiba, PR, Brasil

Professor Substituto do Instituto Federal do Paraná (IFPR). Mestre em Comunicação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), linha de Comunicação, educação e formações socioculturais. Graduado em Comunicação Social - Relações Públicas na Universidade Estadual de Londrina (UEL) e especialista em Comunicação Popular e Comunitária (UEL). Áreas de pesquisa: comunicação popular e comunitária; comunicação e cultura; comunicação e migração.

Myrian Del Vecchio de Lima, Doutora; Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba, PR, Brasil

Bolsista Capes 2016, para estágio de pós-doutoramento na Université Lyon 2 Lumière, Lyon, França. Jornalista profissional. Bacharel em Direito. Doutora em Meio Ambiente e Desenvolvimento (Universidade Federal do Paraná, 2002).Mestre em Comunicação Social (Universidade Metodista de São Paulo, 1992). Professora permanente e pesquisadora do Departamento de Comunicação, no Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento e no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Paraná. Tem experiência e atua na área de Meio Ambiente Urbano, com ênfase em Resíduos Sólidos Urbanos e Reciclagem, Mudanças Climáticas e governança, além de trabalhar com pesquisas em Comunicação, Educação e Meio Ambiente, bem como nas áreas de Jornalismo, atuando principalmente nos seguintes temas: jornalismo e editoração, jornalismo ambiental, comunicação social, divulgação científica e jornalismo científico, comunicação e educação, comunicação e tecnologia.. É líder do Grupo de Pesquisa Comunicação, Sociedade e Cultura, coordenando a linha Comunicação e Educação em diversas interfaces com ênfase em Meio Ambiente. É pesquisadora do Grupo de Pesquisa Urbanização, Cidade e Meio Ambiente. Foi coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento (UFPR).

Referências

AGUIAR, Sônia. Redes sociais e tecnologias digitais de informação e comunicação: relatório final de pesquisa. Rio de Janeiro: Núcleo de Pesquisas, Estudos e Formação da Rede de Informações, 2006. Disponível em: <https://www.nupef.org.br/sites/default/files/downloads/rel_nupef_redes_2006.pdf>. Acesso em: 3 mar. 2017. Relatório do Núcleo de Pesquisas, Estudos e Formação da Rede de Informações para o 3º Setor.

ÁVILA, Otávio C. O Haiti em Curitiba: um olhar interpretativo das práticas comunicativas dos haitianos no novo território. 2016. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Programa de Pós-Graduação e Comunicação, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2016.

BARROS, Laan. Recepção, mediação e midiatização: conexão entre teorias europeias e latino-americanas. In: JACKS, Nilda et al. (Org.). Mediação e midiatização. Salvador: EDUFBA; Brasília: Compós, 2012.

BRAGA, J. L. A sociedade enfrenta sua mídia. São Paulo: Paulus, 2006.

CAVALCANTI, Leonardo; OLIVEIRA, Antônio Tadeu de; ARAUJO, Dina (Org.). A inserção

dos imigrantes no mercado de trabalho brasileiro. Relatório Anual 2016. Brasília: OBMigra, 2016.

COGO, Denise. A comunicação cidadã sob o enfoque transnacional. Intercom, São Paulo, v. 33, n. 1, p. 81-103, jan./jun. 2010.

ELHAJJI, Mohammed. Comunicação, cultura e conflitos: uma abordagem conceitual. In: PAIVA, R; BARBALHO, A. (Org.). Comunicação e cultura das minorias. São Paulo: Paulus, 2005. p. 189-206.

ELHAJJI, Mohammed. Migrações, TICs e comunidades tradicionais: o devir diaspórico na era global. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 34., 2011, Recife. Anais... Recife: Intercom, 2011.

FERNANDES, Duval; CASTRO, Maria da Consolação G. de (Coord.). Estudos sobre a migração haitiana ao Brasil e diálogo bilateral. Belo Horizonte: Ministério do Trabalho e Emprego, 2014. Disponível em: <http://obs.org.br/cooperacao/746-projeto-estudos-sobre-a-migracao-haitiana-ao-brasil-e-dialogo-bilateral>. Acesso em: 3 mar. 2017.

FRANÇA, Vera. Paradigmas da comunicação: conhecer o quê? Ciberlegenda, Niterói, n. 5, 2001.

GIDDENS, Anthony. As consequências da modernidade. São Paulo: Ed. UNESP, 1991.

HAESBAERT, Rogério. Da desterritorialização à multiterritorialidade. Porto Alegre: Associação Brasileira de Geógrafos, Seção Porto Alegre, 2003.

HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 2006.

HALL, Stuart. Da diáspora: identidade e mediações culturais. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2013.

HANDERSON, Joseph. Diáspora: as dinâmicas da mobilidade haitiana no Brasil, no Suriname e na Guiana Francesa. Tese (Doutorado) - Programa de Pós-graduação em Antropologia Social, Museu Nacional, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015.

MARTÍN-BARBERO. Jesús. Ofício de Cartógrafo – Travessias latino-americanas da comunicação na cultura. São Paulo: Edições Loyola, 2004. (Comunicação Contemporânea, 3).

MARTÍN-BARBERO, Jesús. Uma aventura epistemológica. Entrevistador: Maria Immacolata Vassallo de Lopes. Matrizes, São Paulo, v. 2, n. 2, p. 143-162, jul./dez. 2009.

SANTOS, Boaventura de Sousa (Org.). A globalização e as ciências sociais. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2002.

SCHERER-WARREN, Ilse. Movimentos em cena... e as teorias, por onde andam? Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 9, p. 16-29, set./dez. 1998.

THOMPSON, John. B. Ideologia e cultura moderna: Teoria social crítica na era dos meios de comunicação de massa. 9. ed. Petrópolis: Vozes, 2011.

Downloads

Publicado

2018-01-01

Como Citar

Ávila, O. C., e M. Del Vecchio de Lima. “Uma análise Interpretativa Sobre As práticas Comunicacionais Nas construções identitárias Dos Migrantes Haitianos Em Curitiba-PR”. Intexto, nº 41, janeiro de 2018, p. 152-7, doi:10.19132/1807-8583201841.152-172.

Edição

Seção

Artigos