Aproximações entre Estética e Comunicação: aberturas possíveis e diálogos entre os conceitos

Autores

  • Luis Mauro Sá Martino Faculdade Cásper Líbero

DOI:

https://doi.org/10.19132/1807-8583201636.14-29

Palavras-chave:

Comunicação. Estética. Teoria da Comunicação. Epistemologia.

Resumo

O conceito de “estética” é comumente associado à Teoria da Arte ou ao estudo do Belo. No entanto, pelo menos desde os anos 1990 diversos autores vêm buscando por uma articulação da Estética com noções relativas à Comunicação, de modo a estabelecer uma nova dimensão para o conceito de Estética, que vá além da questão artística e sublinhe a perspectiva relacional. Dentro deste trabalho esta possibilidade é desenvolvida a partir de três processos: (1) situar etimologicamente as noções de “Estética” e “Comunicação”, destacando o componente “comum” presente entre ambas; (2) posicionar a noção de Estética discutida dentro do campo da Comunicação, para que finalmente se possa (3) destacar como a categoria ampliada do estético auxilia a ver a comunicação como processo compreensivo e intersubjetivo.

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Biografia do Autor

Luis Mauro Sá Martino, Faculdade Cásper Líbero

Professor do Mestrado em Comunicação na Contemporaneidade da Faculdade Cásper Líbero. Doutor em Ciências Sociais pela PUC-SP.

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Publicado

2016-08-26

Como Citar

Martino, L. M. S. “Aproximações Entre Estética E Comunicação: Aberturas possíveis E diálogos Entre Os Conceitos”. Intexto, nº 36, agosto de 2016, p. 14-29, doi:10.19132/1807-8583201636.14-29.

Edição

Seção

Artigos