A Mercantilização da Educação Superior: uma trajetória do bem público ao serviço comercial

Autores

  • Júlio Bertolin UPF

Palavras-chave:

superior, mercantilização da educação superior, bem público, serviço comercial

Resumo

Este artigo aborda e analisa o processo de mercantilização da educação superior. Inicialmente, é apresentada a trajetória da educação superior como serviço comercial, destacando desde as argumentações de Adam Smith até as propostas do Banco Mundial e da OMC. Logo após, são abordados aspectos característicos da mercantilização, tais como a regulação híbrida, o gerencialismo, o financiamento privado e o ensino e a pesquisa para o mercado. Por fim, se conclui propondo um conceito para o fenômeno da mercantilização da educação superior.

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Publicado

2009-11-19

Como Citar

Bertolin, J. (2009). A Mercantilização da Educação Superior: uma trajetória do bem público ao serviço comercial. Educação & Realidade, 34(3). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/9367

Edição

Seção

Artigos