Cotidiano de um galpão de reciclagem: notas de pesquisa

Autores

  • Vinícius Lima Lousada UFRGS

Palavras-chave:

, recicladores – sociabilidades – sociologia das ausências – sociologia das emergências

Resumo

O presente texto trata de uma reflexão a partir da pesquisa que realizo com recicladores da Associação de Reciclagem Ecológica Rubem Berta, na periferia urbana de Porto Alegre/RS, em função de minha proposta de tese de Doutorado, no âmbito do Programa de Pós Graduação em Educação, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Assim, trago alguns registros e análises cujo mote é a minha inserção em campo que faz ver as ambiguidades, as contradições, e a diferença no cotidiano do galpão. Igualmente, apresento singelo recorte de tramas e manhas vividas nesse grupo, cuja perplexidade ante a complexidade aponta ao pesquisador a necessidade da adoção de uma sociologia das ausências e das emergências a fim de contribuir com a investigação nesses grupos de reciclagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vinícius Lima Lousada, UFRGS

Vinícius Lima Lousada é educador, licenciado em Pedagogia (FURG), mestre e doutorando em Educação (PPGEDU/UFRGS). Bolsista CNPQ, atua como pesquisador na Associação de Reciclagem Ecológica Rubem Berta, em Porto Alegre/RS, sob a orientação do Prof. Dr. Nilton Bueno Fischer (PPGEDU/UFRGS).

E-mail: vlousada@hotmail.com

Arquivos adicionais

Publicado

2009-11-19

Como Citar

Lousada, V. L. (2009). Cotidiano de um galpão de reciclagem: notas de pesquisa. Educação & Realidade, 34(3). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/9087

Edição

Seção

Educação Ambiental